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Santa Catarina passa a contar com 43 novos analistas e técnicos administrativos na Defensoria Pública

O defensor público geral do Estado, Ivan Ranzolin, empossou nesta terça-feira, 1°, em Florianópolis, 25 analistas e 18 técnicos administrativos aprovados em concurso para atuarem na Defensoria Pública em diversas regiões de Santa Catarina. Os novos servidores passarão por um curso de aperfeiçoamento e capacitação. A Defensoria Pública presta orientação jurídica e promove a defesa judicial gratuita aos cidadãos sem recursos para a contratação de advogado particular.


Foto: James Tavares/Secom

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“Estamos quase completando o quadro de servidores. Realizamos três concursos públicos. Essas nomeações são de grande importância, pois os técnicos fazem o trabalho do meio e os analistas, a atividade fim, auxiliando os defensores e também as pessoas. Os analistas, por exemplo, além de ajudar as pessoas, muitas vezes fazem a conciliação, principalmente na área da família,  e o defensor homologa. Desde sua criação, a defensoria apresenta bons resultados”, disse Ranzolin.

A Defensoria Pública de Santa Catarina completou três anos de criação em agosto, atuando nas áreas:  Cível, Família, Infância e Juventude, Fazenda, Crime, Violência Doméstica, e Execução Penal. Hoje conta com 103 defensores. Com a nomeação dos novos servidores, serão 75 analistas e 58 técnicos administrativos.

“A Defensoria Pública é uma instituição importante e de suma responsabilidade. Com o trabalho sério de cada servidor em seu núcleo, o órgão consegue  atingir seu objetivo de apoio aos que precisam”, afirmou o analista empossado, Jucinei Antunes.


Ana Eliane. Foto: James Tavares/Secom

“Assumir o cargo é fazer parte da história da Defensoria, da construção desse órgão tão importante para a população”, ressaltou a técnica administrativa, Ana Eliane Teodósio, que também tomou posse.

Defensoria Pública de Santa Catarina já realizou 180 mil intervenções

Até o mês de maio deste ano, a Defensoria realizou 44.122 atendimentos, 27.448 audiências e 109.779 atos e petições ajuizadas ou respondidas, totalizando mais de 180 mil intervenções. A instituição, que é permanente e custeada pelo Estado, presta assistência jurídica ao cidadão carente. 

Os catarinenses que precisam dos serviços de um advogado e não têm condições de pagar podem procurar atendimento nas 24 unidades regionais da Defensoria Pública do Estado. Os endereços e os telefones estão disponíveis na página da Defensoria e no portal Perto de Você.

Para ser atendido, é preciso comparecer à unidade levando identidade, CPF, comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, contrato de aluguel, certidão da Justiça Eleitoral), documentos relativos ao caso a ser resolvido e comprovante de renda (contracheque, carteira de trabalho,  declaração do empregador).

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