Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Curso de Formação debate...

Curso de Formação debate educação prisional em Santa Catarina

O secretário adjunto de Estado da Justiça e Cidadania, Vanderlei José Zilli, participou na quarta-feira,12, da abertura da segunda etapa do Curso de Formação Continuada sobre Oferta de Educação em Prisões, que está sendo realizado no Hotel Praiatur, na praia dos Ingleses, em Florianópolis.

“O evento reafirma o objetivo do Estado na ampliação e na qualificação da oferta de educação em espaços de privação de liberdade, além de fortalecer cada vez mais a parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania”, destacou o secretário adjunto.

A média de detentos que estudam em Santa Catarina é de 10% da população carcerária, cerca de 1.500 reeducandos, enquanto a média nacional alcança o índice de 8%. Em 2013 foram registrados mais de 1.000 inscritos no ENEM (o Exame Nacional de Ensino Médio) e 1.545 no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos  (ENCCEJA).

“Os números também são positivos no ensino superior com quatro reeducandos do Complexo Penitenciário de Florianópolis aprovados para os cursos de metodologia, Serviço Social e História da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o que reafirma o cumprimento de nosso slogan ‘Sistema Humanizado, Cidadania Respeitada’”, complementa o secretário Zilli.

O encontro vai até sexta-feira, 14, e reúne cerca de 250 participantes entre professores, agentes penitenciários, gestores e demais segmentos envolvidos com a oferta de educação em prisões (Tribunal de Justiça, Ministério Público Federal e Estadual, Pastoral Carcerária, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conselhos de comunidades.

Mesas temáticas, debates, grupos de trabalho, oficinas e palestras fazem parte da dinâmica do evento. “É uma continuidade do trabalho de formação iniciado no 2º Seminário Estadual de Educação em Prisões, realizado em julho de 2014”, explica Beatris Andrade, coordenadora do programa de Educação em Espaços de Privação da Liberdade da secretaria de Estado da Educação.

Além do secretário adjunto da Justiça e Cidadania, também participaram da solenidade de abertura o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps e o Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) e Coordenador do Centro de Apoio Operacional e Criminal de SC, Onofre Agostini.

Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br