Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Conselho orienta municípios sobre...

Conselho orienta municípios sobre direitos do idoso

O Conselho Estadual do Idoso promove de 29 de julho a 1º  de agosto a capacitação de conselheiros municipais, gestores e lideranças de direitos da pessoa idosa na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Rio do Sul. A mesma capacitação será realizada na SDR de São Joaquim de 25 a 28 de agosto.   

“O fortalecimento dos conselhos municipais é fundamental porque contribui para ampliar e melhorar os direitos dos idosos em Santa Catarina”, destaca o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Jorge Teixeira.

A capacitação é resultado de uma parceria entre a SST e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A capacitação será dividida em três módulos: Política Nacional do Idoso e Estatuto do Idoso; Conselho de Direitos do Idoso; Ferramentas e instrumentos de gestão financeira e da política do idoso. O objetivo é fortalecer os conselhos municipais existentes e incentivar a criação de novos. O Estado de Santa Catarina possui 118 conselhos municipais.

O Conselho Estadual do Idoso é composto por 28 representantes, entre governamentais e não governamentais e seus respectivos suplentes. O CEItem a finalidade de definir a política social do idoso a partir de estudos e pesquisas; propor medidas que assegurem o exercício dos direitos do idoso; além de promover a integração de instituições que atuem em favor do idoso, entre outros.

De acordo com oRelatório do Banco Mundial (Bird), de 2011, o Brasil envelhecerá mais rápido do que os países desenvolvidos. Enquanto países como a França levaram mais de um século para ter um aumento de 7% para 14% da população acima de 65 anos ou mais, o Brasil precisa de apenas duas décadas para atingir os mesmos números, de 2011 a 2031.

O documento “Envelhecendo em um Brasil mais velho” prevê que a população idosa no Brasil, que hoje corresponde a 11% da população em idade ativa, será de 49% em 2050. Ainda segundo o documento, em números absolutos, os idosos brasileiros eram 2,6 milhões em 1950; 19,6 milhões em 2010 e serão 64 milhões em 2050.  

Informações adicionais para a imprensa:
Luciane Lemos
ascom@sst.sc.gov.br
(48) 3664-0906 ou 3664-0753