Detentos de São Pedro de Alcântara irão trabalhar na produção de embalagens plásticas
Apenados do regime fechado do Complexo Penitenciário do Estado (Cope), em São Pedro de Alcântara, irão trabalhar na montagem de embalagens plásticas. O convênio foi assinado nesta quinta-feira, 3, em São Pedro de Alcântara, entre a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) e a C-Pack Creative Packaging, empresa da Grande Florianópolis especializada do setor.
“Estamos investindo fortemente em duas ações, trabalho e educação, com o objetivo de reinserir o reeducando na sociedade completamente ressocializado”, destaca o secretário de Estado da Justiça e Cidadania”, Sady Beck.
Em uma primeira etapa, 18 detentos irão trabalhar em uma oficina dentro da unidade. “Mas a longo prazo este número será ampliado para 40 apenados distribuídos em dois turnos de seis horas”, explica o gerente de Atividades Laborais, João Batista Saturnino.
O contrato prevê seis horas de trabalho diárias e pagamento de um salário mínimo, a remuneração mínima de acordo com a Lei de Execuções Penais (LEP), e a cada três dias trabalhados o apenado tem um dia de redução da pena.
Atualmente a unidade de São Pedro de Alcântara tem cinco oficinas de trabalho 399 detentos em linhas de produção, 75 em trabalhos internos, de um total de aproximadamente 1.200 apenados.
Participaram da solenidade de assinatura do convênio o diretor do Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap), Leandro Lima, o diretor do Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara, Edemir Alexandre Camargo Neto, e o presidente da C-Pack, Luiz Gonzaga Coelho.
Informações adicionais:
Denise Lacerda
Assessora de Imprensa
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania
Fone: (48) 3664-5810 (48) 9152-6934
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br