Presos recebem certificado de qualificação profissional em São Pedro de Alcântara
O Complexo Penitenciário do Estado (Cope), em São Pedro de Alcântara, realizou na manhã desta quinta-feira, 22, a cerimônia de formatura de 15 reeducandos no curso de Qualificação Profissional em Panificação.
O curso, com duração de 220 horas/aula, foi ministrado pelo Senai, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os 15 alunos receberam, ao lado de seus familiares, o Certificado de Formação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
O formando André Villain emocionou familiares, servidores e autoridades ao discursar para as mais de 50 pessoas presentes na cerimônia. “Não fomos tratados apenas como pessoas normais, fomos tratados com um carinho a mais. Mais que técnicas de panificação, aprendemos que temos valor como ser humano e que podemos mudar”. André lembrou das mudanças que estão ocorrendo na Penitenciária e finalizou emocionado: “Está filmado, fotografado e vocês estão vendo com os próprios olhos, São Pedro de Alcântara está devolvendo bom frutos à sociedade”.
André é um dos mais de 380 presos catarinenses que se qualificaram profissionalmente no último ano, dentro das unidades prisionais do Estado, através do Pronatec. No Complexo Penitenciário do Estado, ainda está em andamento o curso de Eletricista, também ministrado pelo Senai, com 39 presos em formação.
>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download
Foto: Jaqueline Noceti/Secom
O Juiz-Corregedor do Tribunal de Justiça, Alexandre Karazawa Takaschima, esteve presente na solenidade e destacou a importância de iniciativas como a adoção do Pronatec na execução penal. “A responsabilidade do Estado não é simplesmente trancá-los, mas oferecer oportunidades como essas. Estudo, qualificação e trabalho para que se possamos devolver à sociedade verdadeiros cidadãos”, destacou Takashima.
O Diretor das Unidades do Senai de Palhoça e São José, Marcos Hollerweger, participou pela primeira vez de uma formatura dentro de uma unidade prisional e ficou entusiasmado com a experiência. “É muito gratificante saber que nós participamos de tudo isso. Ver o resultado do trabalho e do esforço de todas as entidades envolvidas é emocionante”, relatou Marcos.
Quem encerrou a solenidade foi o diretor do Complexo, Edemir Alexandre Camargo Neto, que abriu espaço para que familiares dos reeducandos tivessem acesso ao microfone. Os discursos comoveram presos, familiares, servidores e autoridades que aplaudiram de pé ao final da cerimônia.
A equipe técnica do Complexo Penitenciário do Estado está buscando para este ano a homologação de mais dez cursos de qualificação profissional através do Pronatec. São eles: Eletricista Automotivo, Torneiro Mecânico, Estamparia de Tecidos, Cabeleireiro, Costureiro, Cozinheiro, Cozinheiro Industrial, Pintor de Obra, Ajudante de Padeiro e Agente de Limpeza. Cada um dos cursos poderá capacitar até 20 presos. Além disso, a Penitenciária passa por uma reforma que culminará com a abertura de mais oito oficinas de trabalho, o que poderá triplicar o número de presos trabalham atualmente no complexo.
Mais informações
David Santana
Departamento de Administração Prisional – Deap
Fones: (48) 3665 7318 e (48) 9142 0089