Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Plano Lar Legal é...

Plano Lar Legal é instalado em Caçador

O plano de regularização fundiária Lar Legal foi instalado nesta quinta-feira, 12, na Secretária de Desenvolvimento Regional de Caçador. O objetivo do plano é localizar, cadastrar e regularizar judicialmente propriedades ocupadas por famílias em situação de vulnerabilidade social e famílias em situação irregular. A partir da instalação, as empresas credenciadas podem começar a efetuar o levantamento da documentação, medições, topografia e cadastramento das famílias que terão os imóveis regularizados na região.

Segundo o secretário interino da SDR de Caçador, Francisco Stefanes, o primeiro passo para a regularização é a prefeitura solicitar a adesão por escrito em documento, após esta solicitação, é assinado o contrato administrativo de credenciamento, que é firmado entre o município, a empresa credenciada e a SST. Em seguida, a SST instala o plano no município.

“O próximo passo é município e a empresa credenciada efetuarem o levantamento das áreas e famílias a serem beneficiadas. O estudo da documentação dos lotes a serem regularizados é feito pela entidade credenciada com a recomendação do acompanhamento pelo Ministério Público local para a verificação de legalidade das áreas a serem regularizadas”, completou. .

O passo seguinte é levar o plano ao conhecimento das comunidades que moram nas áreas passíveis de serem regularizadas. Depois, é feito o ingresso em juízo, que tramita em regime especial. A empresa credenciada dá entrada nas tramitações no Judiciário e cobrará dos moradores que aderirem ao plano o valor fixo de R$ 900, que poderão ser pagos em até 20 parcelas.

Em Caçador, já há um estudo e o município irá regularizar terrenos em oito bairros, beneficiando aproximadamente 4.300 famílias. A regularização irá iniciar no distrito de Taquara Verde.

Lar Legal é resultado da cooperação entre o governo do Estado, por meio da  SST, o Tribunal de Justiça, l o Ministério Público, a Assembléia legislativa de santa Catarina (ALESC) e as prefeituras que aderirem o programa. 

Informações adicionais:
Aline Ceccatto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Caçador
E-mail: comunicacao@cdr.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3561-5905 / 99173-3024