Judô de Joaçaba conquista tudo nos Joguinhos Abertos de SC e se consolida como referência nacional
Equipe do Meio-Oeste conquistou os principais prêmios no masculino e feminino. Foto: Pablo Gomes / Fesporte
Na tarde desta segunda-feira, a delegação joaçabense se consagrou como a grande campeã do judô na 28ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Itajaí. Todos os 17 atletas da equipe conquistaram medalhas, pontuaram e ajudaram a cidade a levar os dois principais prêmios da competição.
Os troféus de campeão geral no masculino e no feminino são a coração de um trabalho iniciado há meio século e que faz do judô uma tradição em Joaçaba. E o sucesso nos Joguinhos é resultado de uma série de esforços e investimentos.
Ysao Yamaguti (ao centro) é o coordenador das equipes de Joaçaba e uma autoridade em judô. Foto: Pablo Gomes / Fesporte
A começar pelo técnico da equipe, o paulista Ysao Yamaguti, de 52 anos e que há 26 vive em Joaçaba. Praticante da modalidade desde a adolescência, Ysao é professor de Educação Física com especialização em judô, associando teoria e prática na busca pelos melhores desempenhos e resultados.
“O judô é uma tradição de várias gerações em Joaçaba, e as conquistas são moldadas a várias mãos. Temos uma associação que dissemina o esporte em todas as escolas da região. E é dessa massificação que extraímos os melhores atletas”, diz Ysao.
Inspirados em Márcia Aparecida Bernardi Yamaguti, primeira catarinense a ser campeã brasileira de judô, em 1983, em Brasília, os atletas de Joaçaba têm alto rendimento e se destacam em competições nacionais e internacionais.
“A nossa cidade é um polo revelador de grandes atletas no país”, conclui Ysao.
Alto rendimento é a marca dos atletas de Joaçaba durante as competições. Foto: Victor Schneider / Prefeitura de Itajaí
Lutadores como João Vitor Proner, de 17 anos e que pratica judô desde a infância. Faixa roxa, ele treina forte praticamente todos os dias ao lado dos companheiros de equipe para garantir as conquistas que, literalmente, só vêm com muita luta.
“Ainda é um sonho, mas quero disputar grandes eventos mundiais como o Pan e a Olimpíada. É um trabalho de passo a passo e que exige muito esforço e dedicação. Mas é conquistando competições estaduais como a Olesc e os Joguinhos Abertos que eu conseguirei chegar lá”, afirmou
A 28ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina ocorre até o próximo sábado, dia 1º de agosto, e é uma realização do governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a prefeitura de Itajaí.
Mais informações para a imprensa:
Pablo Gomes
Fone: (49) 8839-1727
E-mail: pablogomes.jornalista@gmail.com