Itajaí é campeã da etapa regional Leste-Norte dos 53º JASC
Itajaí é a campeã geral da etapa regional Leste-Norte dos 53º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), que terminou neste domingo, em Canoinhas. A cidade litorânea conquistou quatro troféus de campeã (basquete feminino, bocha masculina e feminina e handebol feminino) e somou 81 pontos no quadro final. O vice-campeonato ficou com Joinville, e o terceiro lugar com Balneário Camboriú, ambas empatadas em 44 pontos.
No domingo, último dia de provas em Canoinhas, as definições começaram cedo com o basquete. No feminino, deu Itajaí, que confirmou o título na vitória sobre Porto União, logo no primeiro jogo do dia, por 64 a 41. O vice-campeonato ficou com Jaraguá do Sul, que também vai a Blumenau disputar os JASC no mês que vem. No masculino, troféu para Brusque, que fez 80 a 43 em Timbó (os timboenses, vice-campeões, também garantiram vaga).
As disputas prosseguiram nas canchas de bocha, e lá novamente deu ouro para Itajaí, que fez 3 a 0 na decisão contra Timbó, também classificada. A cidade já tinha faturado a bocha feminina durante a semana, com vaga também para Pomerode. No Bolão 23 masculino, a passada final neste domingo garantiu o troféu para Joinville, que cravou 1.428 pontos. Jaraguá do Sul, com 1.416, também garantiu classificação.
No futebol masculino, o troféu foi para Brusque, com a vitória nos pênaltis por 5 a 4 sobre Balneário Camboriú na decisão, após empate sem gols no tempo normal. As duas equipes disputarão a modalidade nos 53º JASC.
Na aguardada decisão do futsal masculino, Mafra bateu Itajaí por 3 a 2, numa partida eletrizante, e ficou com o troféu. Na decisão do terceiro lugar, o time da casa, Canoinhas, massacrou Pomerode por 9 a 3 e agora vive a expectativa de ficar com a vaga extra da modalidade, que será disputada em critérios técnicos entre os terceiros colocados de todas as regionais. No futsal feminino, Itaiópolis fez 3 a 1 em Joinville, em confronto de equipes já classificadas, e ficou com o troféu.
Por fim, a decisão do handebol masculino foi uma das mais emocionantes. Rivais de longa data, as vizinhas Itajaí e Balneário Camboriú empataram em 16 a 16, resultado que deu o troféu a Balneário.
Itajaí a essa altura já comemorava o título-geral da etapa, algo que estava nos planos dos dirigentes da cidade. No início da semana, o presidente da FME, Fabrício Marinho, disse que a expectativa era buscar o título e classificar 90% das modalidades, objetivo alcançado. A cidade, que vai a Blumenau na condição de uma das favoritas ao título (que seria inédito), levou 140 membros na delegação a Canoinhas, entre atletas e dirigentes. Conquistou quatro troféus de ouro, três de prata e um de bronze.
O coordenador-geral da etapa regional Leste-Norte, Dárcio de Saulles, elogiou o nível técnico das equipes e a estrutura de Canoinhas para receber o evento pelo terceiro ano seguinte. “Canoinhas foi muito bem, dessa vez além do regional sediou a final do Moleque Bom de Bola, tudo em bom nível. A cidade caminha para sediar eventos maiores no futuro. Sobre o nível das disputas, vimos delegações que certamente farão um bom papel na etapa estadual, em Blumenau”, disse Dárcio.
Confira os classificados para os 53º JASC, em Blumenau, na etapa regional Leste-Norte:
Basquete masculino: Brusque e Balneário Camboriú
Basquete feminino: Itajaí e Jaraguá do Sul
Bocha masculino: Itajaí e Timbó
Bocha feminino: Itajaí e Pomerode
Bolão 23 masculino: Joinville e Jaraguá do Sul
Bolão 23 feminino: Timbó e Canoinhas
Futebol masculino: Brusque e Balneário Camboriú
Futsal masculino: Mafra e Itajaí
Futsal feminino: Itaiópolis e Joinville
Handebol masculino: Balneário Camboriú e Itajaí
Handebol feminino: Itajaí e Balneário Camboriú
Vôlei masculino: Joinville e Itajaí
Vôlei feminino: Nova Trento e Timbó
{article Sergio Teixeira da Silva – SDR Canoinhas}{text}{/article}