Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Começam as competições estaduais...

Começam as competições estaduais dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc)

As competições estaduais de natação e de ginástica artística dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) começaram nesta quinta-feira, 29, no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau. Entre 31 de agosto e 7 de setembro, os jogos seguem em Caçador com as disputas do atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, caratê, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Em Caçador, a cerimônia de abertura será no sábado, às 19h, no ginásio do Sesi. No período da competição, 3.400 atletas de 88 municípios brigarão por medalhas. Em 13 anos, a Olesc revelou grandes nomes do esporte como Tiago Splitter, de Blumenau, no basquete; e Natália Zílio, de Joaçaba, no vôlei.

 Thiago é hoje jogador do San Antonio Spur, vice-campeão da NBA, a liga americana de basquete; e Natália, de Joaçaba, é campeã olímpica com a seleção brasileira. A Olesc também foi palco para os passos iniciais de nomes como a velocista Ana Cláudia Lemos, de Criciúma, no atletismo, que é hoje a atual campeã pan-americana nos 200 metros e no revezamento 4×100, além de ser a atual recordista brasileira e sul-americana dos 100 metros. Já disputou duas olimpíadas.

Também no rol das grandes atletas que disputaram a Olesc está a ginasta Luísa Matsuo, de Florianópolis, que foi bicampeã pan-americana. Hoje uma das grandes estrelas da Olesc é a velocista Tamires de Liz, de Joinville, que está entre as seis melhores atletas do mundo na faixa etária até 16 anos. Com esta idade fora convocada para seleção brasileira de atletismo a participar do time Brasil nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

A etapa estadual da Olesc é uma promoção do governo de Santa Catarina com a realização da Fesporte em parceria com a prefeitura de Caçador. Para o presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Jr, o Vadinho, eventos como a Olesc são muito importantes para um atleta que, nesta fase, está em início de carreira. “O evento lapida, ajuda a melhorar o atleta. O que ele aprende na competição servirá como aprendizado para o resto da carreira e da vida”, enfatiza o dirigente.

Confira o boletim produzido pela Rádio Secom:

  Baixar áudio

Informações adicionais para a imprensa
Antônio Prado
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ (48) 99949-5255
E-mail: prado@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br