Atletas da Udesc são convocadas para disputar a Universíade de Verão 2013 na Rússia
As atletas universitárias Luísa Matsuo e Bianca Mendonça, medalhistas de ouro pela seleção brasileira de ginástica rítmica nos Jogos Panamericanos de 2011, representarão o Brasil na 27ª Universíade de Verão – uma das maiores competições poliesportivas do mundo – de 6 a 17 de julho, em Kazan (Rússia).
Luísa é estudante de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e ambas são atletas formadas pelo projeto de extensãoAperfeiçoamento em Ginástica Rítmica, mantido pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da universidade.
Luísa, então veterana da seleção aos 23 anos, deixou a equipe brasileira de ginástica rítmica em 2012. Bianca Mendonça permanece no grupo e está concentrada com a seleção em Aracaju (SE), no Centro Nacional de Treinamento da Confederação Brasileira de Ginástica. Luísa, que cursa a 8ª fase da Licenciatura em Educação Física da Udesc, viajou para Aracaju na sexta-feria, 8, para treinar com o grupo que vai à Rússia.
Convocação
As ginastas foram convocadas pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) para representar o país na maior competição esportiva internacional entre universitários, realizada a cada dois anos. A Universíade de 2013 terá disputas em 27 modalidades (13 obrigatórias e 14 optativas). Cerca de 10 mil atletas de mais de 170 países devem participar desta edição.
Além das duas atletas, a CBDU convocou o professor Paulo Henrique Xavier de Souza, do Departamento de Educação Física da Udesc Cefid. Sousa é também diretor administrativo da Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU) e viajará como oficial da delegação brasileira na Universíade.
Ginástica Rítmica
O projeto Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica integra o programa de extensão Núcleo de Estudos da Ginástica, coordenado pela professora Maria Helena Kraeski, do Departamento de Educação Física da Udesc. O programa de extensão atua na iniciação e aperfeiçoamento em ginástica rítmica, mantendo escolinhas e equipes de competição em parceria com a Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educacação (Adiee) e Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis (FME).