Pavimentação da SC-305 entre São Lourenço e Campo Erê avança no Extremo Oeste

Fotos: Divulgação / SIE
Uma das obras que mais avança mais rapidamente dentro do Programa Estrada Boa é a restauração em pavimento rígido (concreto) dos 28 quilômetros da SC-305 entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê, no Extremo Oeste catarinense. As obras começaram no dia 21 de abril e 10 quilômetros de meia pista já estão concluídos.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), está investindo R$ 120 milhões na obra, aguardada há décadas na região. “O Estrada Boa, criado e lançado pelo governador Jorginho Mello em agosto de 2023, é uma realidade e está transformando rapidamente a malha viária estadual, com estradas de pavimento com qualidade, mais modernas, com novos traçados, sistemas de drenagem, contenção de encostas e outras melhorias que as tornam modernas e confortáveis para os usuários”, declara o secretário da Infraestrutura, Jerry Comper.

Riqueza regional
Por esta rodovia, a SC-305, passam diariamente toneladas de grãos e de proteína animal. Os dois municípios são grandes produtoras de feijão, de milho, de soja, de trigo e de arroz, além da pecuária bovina leiteira e corte, e da produção de suínos e aves. A pavimentação segue no sentido de São Lourenço do Oeste para Campo Erê.
Área urbana
Jerry Comper explica que a SC-305 prevê, “além dos serviços necessários para a restauração do pavimento, a implantação de novas terceiras faixas, interseções e alteração do traçado geométrico no km 10,9. O tipo de restauração a ser usado nesta obra é o pavimento rígido.”
No perímetro urbano, localizado entre o km 6,20 e km 7,06, será executado o reforço do pavimento em concreto asfáltico, sendo necessária, preliminarmente, a execução do reforço e remendos superficiais e profundos.
Pavimento rígido
No projeto de engenharia, foi adotado o Whitetopping Convencional (Overlay), que consiste na execução da camada de cobertura de concreto, com 23 centímetros de espessura, aplicado diretamente sobre o pavimento asfáltico existente, só exigindo preparo prévio.
Siga e pare
Para segurança dos motoristas e usuários da rodovia, ela está no sistema siga e pare na altura do quilômetro 26 em direção a Campo Erê. É ali onde a pavimentadora trabalha a todo vapor neste momento da obra.
Serviços contratados
- Terraplenagem
- Pavimentação
- Restauração e reforço do pavimento
- 11,12 km de faixas adicionais
- Implantação de acostamentos
- Execução de três interseções
- Acesso propriedades rurais
- Acesso à SC-159
- Acesso rural São Brás
- Revestimento será com pavimento flexível (projeto original=rígido)
- Faixa de rolamento:
Projeto original= 3,30m
Projeto alterado= 3,50m - Acostamento