Coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2025 inicia nesta quarta-feira

Foto: Cristiano Andujar/ Arquivo/ SECOM/GOVSC
A coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2025 começa nesta quarta-feira, 28. Os dados serão recolhidos até 31 de julho e servirão de base para o repasse de recursos federais e estaduais, para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e para elaboração de painéis educacionais.
Em Santa Catarina, a coleta é coordenada pela Gerência de Avaliação e Estatísticas Educacionais, da Diretoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação (SED), com equipe técnica responsável pelas orientações e acompanhamento das escolas públicas e privadas. Além da Coordenação Estadual do Censo Escolar, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e o Instituto Estadual de Educação (IEE) contam com técnicos para coordenarem a pesquisa censitária junto às escolas de sua abrangência.
Neste ano, o Censo contribuirá também para a aplicação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Inep utilizará os dados declarados até 31 de julho como base para a logística de aplicação, fornecendo dados para a definição das escolas e estudantes participantes, para determinar a quantidade adequada de provas que deverão ser impressas e quais alunos precisarão de atendimento especializado.
O Censo é realizado em regime de colaboração entre a União, os Estados e os municípios, com a participação de todas as escolas públicas e privadas. É a principal e maior pesquisa estatística educacional do Brasil, fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.
Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional, além das ofertas de atividades complementares e do atendimento educacional especializado. Os dados das escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula são declarados no sistema Educacenso através de importação, via migração de dados, ou digitação manual.