Governo do Estado entrega aparelhos auditivos para idosos em Florianópolis

Fotos: Richard Casas / GVG
O Governo do Estado, em parceria com o Instituto Otovida, entregou 61 aparelhos de amplificação sonora individual para o Lar São Francisco e para a Sociedade Espírita Obreiros da Vida Eterna (Seove), em Florianópolis. No evento, realizado na tarde desta segunda-feira, 26, a vice-governadora destacou a relevância da ação, que é financiada pelo Fundo Estadual do Idoso (FEI), administrado pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família.
“Hoje foi uma entrega com muita emoção. Nós entregamos 36 aparelhos auditivos aqui no Lar São Francisco e os idosos ficaram muito felizes, porque agora eles vão poder escutar melhor, vão poder ver televisão, escutar os programas”, comentou. A vice-governadora explicou que o governador Jorginho Mello e ela têm trabalhado com determinação diária para cuidar das pessoas. “Temos que cuidar das crianças, dos jovens, dos adultos mas, principalmente, do idoso. Aquele que já deu sua vida, que abriu caminho para que nós hoje estejamos aqui realizando este trabalho”, citou.
Para a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, esta é mais uma ação que se faz para melhorar a vida da população. “Este é um evento que é resultado do edital do ano passado do Fundo Estadual do Idoso, pelo qual o Governo do Estado e o Conselho Estadual do Idoso disponibilizaram R$ 40 milhões. E, destes, R$ 426 mil foram para o Instituto Otovida, que está nas instituições de Longa Permanência para atender aos idosos”, contou. A secretária relatou também que o edital de 2025 será lançado no próximo mês de junho. “Isso abre possibilidade para que outras entidades também possam participar de outros projetos que possam beneficiar os idosos”, informou.
O presidente do Instituto Otovida, Péricles Clistenes Tosin, comentou sobre a realização do programa. “Estamos muito gratos, como instituição, por poder desenvolver esse trabalho junto aos idosos dessas instituições e fazer a diferença na qualidade de vida dessas pessoas, que muitas vezes se sentem excluídas devido à dificuldade de comunicação, e passam a interagir mais após o processo de adaptação com os aparelhos auditivos”, garantiu.

Além dos 19 aparelhos entregues no Lar São Francisco, a iniciativa, que faz parte do projeto de Promoção da Saúde Auditiva de Idosos Residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI), garantiu outros 13 para a Seove. O projeto oferece uma abordagem completa de cuidado auditivo, incluindo avaliação otoscópica com remoção de impedimentos físicos, exames auditivos, adaptação personalizada de aparelhos auditivos, acompanhamento pós-adaptação e ações educativas sobre saúde auditiva. Todo o atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por otorrinolaringologista, fonoaudiólogas, enfermeira e assistente social, que se desloca até as ILPIs com um protocolo adaptado à realidade dessas instituições.
Este é o primeiro projeto no estado a levar atendimento especializado diretamente aos lares de longa permanência, superando barreiras físicas, sociais e de mobilidade que historicamente dificultam o acesso dos idosos aos serviços de saúde. O modelo descentralizado permite um cuidado mais acessível, humanizado e eficaz, especialmente para uma população que frequentemente permanece invisibilizada nas políticas públicas.
Mais do que restaurar a audição, a iniciativa combate o isolamento social, reduz riscos de
depressão, estimula a comunicação, auxilia na preservação das funções cognitivas e fortalece a autonomia dos idosos. Desde o início do projeto já foram entregues 84 aparelhos no Lar Velhinhos de Zulma e Orianópolis Catarinense, ambos em São José, e Asilo Irmão Joaquim, na Capital. Ainda serão realizadas novas entregas no Lar São Gabriel (APAE), em Florianópolis, e Lar Seu Doca, em Biguaçu, totalizando sete instituições atendidas pelo projeto na Grande Florianópolis. Ao final do programa, 220 idosos terão sido beneficiados, com a adaptação estimada de 166 aparelhos auditivos.
Mais informações:
Jornalista Alessandro Bonassoli
Assessoria de Comunicação
Gabinete da Vice-governadora
(48) 9-9919-8372 / (48) 3665-2186
E-mail: alessandro.bonassoli@gvg.sc.gov.br
Jornalista Helena Marquardt
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
E-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br