SONORA – Escola de Saúde Pública de SC participa de reunião nacional para aprimorar a educação e gestão do trabalho
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESP/SC), participou de encontro em Brasília para a melhoria da gestão do trabalho e da formação dos profissionais de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião, que ocorreu neste mês de maio, teve o objetivo promover o fortalecimento da articulação entre as esferas federal e estadual na área da saúde.
Durante a reunião, um dos principais temas abordados foi a apresentação do Projeto de Fortalecimento da Educação Profissional Técnica em Saúde no SUS, conduzido por Grácia Gondim. A iniciativa tem como foco qualificar os preceptores do programa Mais Saúde com a Gente, fortalecer a autonomia técnica das escolas estaduais de saúde pública e apoiar a formação alinhada às necessidades dos territórios.
A diretora da ESP/SC, Aline Daiane Schlindwein, destaca que o encontro resultou em um compromisso de cooperação entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Saúde:
SONORA
A programação também incluiu apresentações de projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), voltados à qualificação de profissionais, pesquisa e inovação em parceria com hospitais de excelência.
A participação de Santa Catarina neste encontro reforça o compromisso do Estado com a qualificação contínua dos seus profissionais de saúde e a busca por melhorias na gestão e formação em saúde no âmbito do SUS.