Associação Hospitalar do Oeste ganha sistemas eficientes de iluminação e refrigeração
O Programa de Eficiência Energética da Celesc Distribuição inicia a troca, nesta quarta-feira, 28 de janeiro, de sistemas não eficientes na Associação Hospitalar Beneficente de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. A iluminação e os condicionadores de ar devem estar instalados em duas semanas. O projeto será integralmente subsidiado pela Celesc.
Foto: Divulgação / Celesc
>>> Imagem para download na galeria
Os investimentos chegam a R$ 80,5 mil em lâmpadas, luminárias e ar condicionado. Com isso, os pacientes terão um espaço bem iluminado e melhor refrigerado, além da economia de energia elétrica. A substituição envolve 425 lâmpadas, 264 luminárias e três equipamentos de ar condicionado. Os hospitais beneficiados serão responsáveis pela operação e manutenção dos equipamentos.
As ações atendem determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e visam reduzir a demanda e o consumo de energia na área de concessão da Celesc. A Associação Hospitalar é a 27ª instituição beneficiada com o Projeto Hospitais Filantrópicos II, que substitui equipamentos antigos por outros mais eficientes, com menor consumo de energia elétrica. A iniciativa chegará a 34 estabelecimentos.
Os sistemas antigos gastam mais energia elétrica. Os novos, modernos e mais eficientes, possuem o selo de economia Procel A. Os velhos serão encaminhados para o descarte correto para não causar impactos ao meio ambiente, seguindo as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.
O projeto atenderá 29 municípios catarinenses com recursos na ordem de R$ 7,5 milhões. A Celesc estima uma redução total de consumo de 5.024 megawatts-hora por ano (MWh/ano), energia suficiente para atender 2.321 residências/ano. As instituições foram selecionadas por meio da Chamada Pública realizada pela Celesc em 2011, específica para hospitais filantrópicos.
Os trabalhos iniciaram em 2013, e vão até julho de 2015. A Padoin Engenharia, de Criciúma, foi contratada por meio de pregão eletrônico para realizar todas as etapas do projeto: o pré-diagnóstico, a medição do consumo de energia dos equipamentos antigos e a elaboração do diagnóstico energético, a substituição de equipamentos e o encaminhamento dos antigos para descarte.
{article Ricardo Hecker Luz}{text}{/article}