Celesc recebe certificação em sistema de gestão socioambiental
A Celesc recebeu oficialmente o certificado pela norma de responsabilidade socioambiental NBR 16001:12, sendo a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a conquistar esse selo. A certificação indica que a empresa cumpre os principais requisitos de um sistema de gestão eficaz de responsabilidade socioambiental, considerando as condições legais e éticas da companhia, a preocupação com a cidadania, o desenvolvimento sustentável, a resolução de conflitos e a transparência nas atividades.
A assessora de responsabilidade socioambiental da Celesc, Viviani Remor, comemora a conquista: “A certificação é extremamente importante, pois consolida os programas socioambientais que temos em andamento, e atesta a responsabilidade e transparência com que conduzimos esse processo”. Viviani acrescenta que a certificação traz como um dos principais benefícios a melhoria dos relacionamentos no local de trabalho, engajando todas as partes interessadas – empregados próprios e terceirizados, funções gerenciais, Diretoria, entre outros – nas ações e projetos desenvolvidos.
O que é a NBR16001:12?
É a similar brasileira da ISO 26000, norma internacional de responsabilidade social, com caráter tripartite, construída por equipe multidisciplinar, envolvendo representações de países, ONGs, empresários e empregados. A ISO26000 por si só não certifica, ela tem caráter orientativo, é baseada no diálogo e na transparência, no respeito às partes interessadas e aos direitos humanos, entre outros.
O objetivo da NBR 16001 é orientar as empresas sobre como implantar um sistema de gestão dos processos de responsabilidade social de forma eficiente. Utiliza como fundamentos as três dimensões da sustentabilidade: econômica, ambiental e social.
“A proposta da NBR é proporcionar uma melhoria contínua da gestão da Empresa, especialmente em relação à forma de encarar a responsabilidade socioambiental”, resume o auditor Emmanuel Marinho de Queiroz Filho, da ABNT, responsável por conduzir a auditoria na Celesc, processo por meio do qual a ABNT verifica se a empresa atende aos requisitos da norma de referência.
Planos futuros
A certificação não se dá por processo global, é por unidade de negócios, ou seja, a primeira a receber a certificação foi a sede administrativa da Celesc, localizada em Florianópolis. A próxima etapa é encaminhar um plano de expansão para certificação das 16 Agências Regionais da companhia, bem como de suas usinas, almoxarifados e outras estruturas. A meta é concluir esse processo até 2017.
Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Comunicação Celesc
comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br