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Investimentos da Celesc somam R$ 70 milhões em 2014

O sistema elétrico de alta tensão da Celesc, composto pelas linhas de transmissão e subestações, teve importantes investimentos que, ao final do ano, contabilizarão aproximadamente R$ 70 milhões. Em 2014, foram energizadas cinco novas subestações, além da ampliação na capacidade de transformação de outras 19.

Subestações concluídas: Papanduva Área Industrial, Curitibanos, Joinville Perini, Mondaí, Xanxerê Iguaçu.

Foto: James Tavares /Secom

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Subestações ampliadas em 2014: Coqueiros, Camboriú Morro do Boi, Blumenau Bairro da Velha, Videira, Papanduva, Canoinhas, Jaraguá Nereu Ramos, Roçado,  Timbó,  Ubatuba, Brusque Rio Branco, Rio do Sul II, Criciúma, Brusque.

Novas Linhas de Transmissão: Joinville Perini, Canoinhas – Papanduva,  Pinhalzinho – São Miguel do Oeste II, Araquari BMW, Forquilhinha – Forquilhinha Rede Básica.

Em 2015, a expansão do sistema de alta tensão terá investimentos da ordem de R$ 91 milhões, com a previsão de sequência de obras já em andamento, como as subestações Concórdia (São Cristóvão) e Palhoça (Pinheira). Além do início da construção de novas subestações, como Presidente Getúlio, Tangará, Ingleses, Sangão, Blumenau Fortaleza, Bombinhas, Santa Cecília, Maravilha, São José do Sertão e Garopaba. Também serão implantadas oito novas linhas de transmissão, que representam incremento de 180 km ao atual conjunto de linhas em operação.

Com relação ao sistema elétrico de média e baixa tensão, a previsão é concluir o ano de 2014 com aproximadamente R$ 120 milhões em investimentos. Esses recursos resultaram na construção de novos alimentadores (redes tronco de onde partem os ramais de distribuição de energia), instalação de religadores telecontrolados, obras de ampliação e melhorias.

 

Ações preventivas

Em 2014, foram investidos R$ 11,9 milhões em poda e roçada, com o objetivo de evitar desligamentos e minimizar interferência de fatores climáticos na rede de distribuição.

Outra medida preventiva é avaliação periódica da rede elétrica por meio de termovisores – sensores que medem a temperatura de equipamentos – para detectar pontos com aquecimento excessivo e realizar a manutenção/substituição de componentes.Nos últimos seis meses, foram inspecionados mais de 4.200 km de redes, nos troncos dos alimentadores, que são os principais elementos da rede. Estas inspeções termográficas possibilitaram a substituição preventiva de mais de 900 pontos.

Como medida já usual na empresa nos meses do verão – devido ao aumento na demanda de energia e nas ocorrências atmosféricas –, a empresa promoverá reforços de atendimento técnico e comercial, por meio da Operação Verão e da Operação Apoio Técnico. Para o período de dezembro a março – temporada 2014/2015 – a Celesc contratou 32 equipes adicionais de eletricistas. O investimento total neste reforço de atendimento é de R$ 3,2 milhões.

A Operação Verão atende os municípios do litoral (regiões de Florianópolis, Itajaí, Criciúma, Tubarão e Joinville),enquanto a operação Apoio Técnico é realizada para reforçar as equipes do interior, principalmente nas regiões de Blumenau, Mafra, Rio do Sul.

Além do reforço com equipes terceirizadas, a empresa vem reestruturando seu quadro próprio de eletricistas, tendo contratado 216 novos profissionais no período de 2013-2014, que representam incremento de 20% na força de trabalho. O mesmo processo ocorre com o quadro próprio de atendentes: neste ano foram contratados 206 novos profissionais para atuar em toda área de concessão.

Via Agência web, o consumidor também passou a contar com mais dez novos serviços que podem ser realizados por meio da internet, oferecendo mais conforto e facilidade para solicitar serviços da Empresa.

O call center da empresa também recebe um importante incremento na força de trabalho, passando dos 100 postos de atendimento para 150 durante o verão. No caso de ocorrências de maior impacto no sistema elétrico, o call center passa a atuar com 200 posições, para atender uma maior demanda de contatos telefônicos.

Outra iniciativa em andamento é a unidade móvel de atendimento comercial, um novo canal de interação em que o consumidor, por meio de um micro-ônibus devidamente equipado, pode realizar seus pedidos comerciais.

Contato Celesc

A Celesc relembra ainda que para comunicar falta de energia, os consumidores têm à sua disposição o serviço de mensagens de texto via SMS (48196 Sem Luz + CPF ou Unidade Consumidora), pelo qual podem contatar a empresa sem a necessidade da ligação via call center (0800 49 0196).

Como medida pioneira no setor elétrico brasileiro, a Celesc também passou a disponibilizar em seu site, de forma pública, a situação do atendimento elétrico no estado, destacando a quantidade de unidades consumidoras sem energia, e as localidades atingidas. Para tanto, basta acessarwww.celesc.com.br o link “Em Tempo Real”.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Celesc
comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br