Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc promove painel sobre...

Celesc promove painel sobre ética no ambiente corporativo

Representantes do Ministério Público e da OAB de Santa Catarina estiveram nesta quinta-feira, 4, na sede da Celesc, em Florianópolis, como painelistas do Café com Ética, encontro organizado pela empresa para compartilhar ideias sobre a amplitude e o significado da palavra Ética, especialmente no ambiente corporativo.

O evento foi estruturado em razão do processo de revisão do Código de Conduta Ética da Companhia, que, desde o dia 13 de agosto, está aberto para consulta pública junto a empregados e demais setores da sociedade com os quais a empresa se relaciona.  

“O painel foi pensado justamente para estimular os empregados a refletir e contribuir com esse processo, pois entendemos que a participação de todos é fundamental para a legitimidade do Código”, esclarece o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.

A OAB foi representada pelo conselheiro estadual Alexandre Evangelista Neto, que ofereceu orientações sobre como construir um Código de Ética realmente efetivo.  Para atingir esse objetivo, ele ressalta que o documento deve traduzir questões simples e práticas do cotidiano em conceitos de fácil entendimento e aplicação.

Para Neto, a maneira participativa de construção do Código de Ética da Celesc serve de exemplo para as demais instituições, pois, na visão do conselheiro, os princípios a serem adotados devem partir de um consenso – o que só é possível por meio do envolvimento dos públicos interessados: “Assim é que se constrói um Código com legitimidade”, destaca.

O coordenador do Centro de Moralidade Administrativa do Ministério Público de SC, Samuel Naspolini, tratou da campanha O que você tem a ver com a corrupção?, uma iniciativa que destaca o papel fundamental da honestidade e da transparência nos atos do cotidiano.

Naspolini trouxe conceitos abordados pela campanha, como a banalização do mal, que diz respeito à falta de capacidade mental de ponderar sobre os próprios atos: “Não podemos reproduzir ações em nossas vidas sem o necessário julgamento interior. A reflexão deve estar sempre presente”, orienta.

Código de Ética em discussão – A revisão do Código de Conduta Ética da Celesc ocorre a cada três anos e tem como objetivo reforçar os compromissos sociais da Empresa, assegurando que a Companhia mantenha conduta ética no relacionamento com todos os seus públicos, sejam empregados, terceirizados, consumidores, acionistas, fornecedores, comunidades, Governo e Sociedade.

As sugestões de alterações ou melhorias no texto do Código atual podem ser enviadas até a próxima segunda-feira, 8 de setembro, por meio de formulário disponível no site da Empresa. 

Informações para a imprensa:
Ana Carolina Dall’Agnol
Assessoria de Comunicação Celesc
anacda@celesc.com.br