Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Região de Concórdia terá...

Região de Concórdia terá nova subestação e linhas de transmissão para aumentar abastecimento de energia

 O sistema de formecimento de energia da Celesc na região de Concórdia terá uma nova subestação (SE), ampliação da existente e ainda duas Linhas de Transmissão (LT). Entre os benefícios, destacam-se a diminuição na queda de tensão, a maior estabilidade de tensão e a maior segurança operacional. Com as modificações, o sistema elétrico estará estruturado para suportar o crescimento da demanda de energia no Meio-Oeste de Santa Catarina, que registrou elevação de cerca de 40% entre 2000 e 2013. A Celesc está investindo cerca de R$ 30 milhões para obter essas melhorias.

Além dos clientes residenciais, industriais, comerciais e rurais da abrangência da região, as obras trarão maior capacidade para fornecer energia em Peritiba, Alto Bela Vista, Presidente Castelo Branco e parte de Jaborá. A região é forte em diversas atividades. Ponte Serrada destaca-se na produção de erva-mate; Irani, na fruticultura; Concórdia, na indústria, comércio e agronegócio.

O conjunto de ações inclui a nova SE no município – já licitada e em andamento – e uma Linha de Transmissão Ponte Serrada – Concórdia II, ainda em análise para a obtenção de licença ambiental, e outra LT ligando a nova SE com a Concórdia I. Esta LT já está liberada e contratada, e as obras devem iniciar em breve. A terraplanagem no terreno da nova subestação se iniciou em junho, a SE tem a previsão de entrega para abril de 2015.

Foto: Celesc/Divulgação

A tensão atual é de 69 quilovolts (kV), e o aumento para 138 kV trará efeitos positivos em várias SEs da região: Concórdia, Faxinal dos Guedes, Seara, Ipimirim e Arabutã. O agronegócio é muito importante na região e, com as obras concluídas, as indústrias poderão utilizar a tensão de 138 kV.

Audiência Pública

Uma das etapas importantes da LT Ponte Serrada – Concórdia II diz respeito à licença ambiental. Nesta terça-feira, 12 de agosto, haverá uma audiência pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) às 19h, na Câmara de Vereadores de Concórdia. O Rima do empreendimento está à disposição no site da Fundação do Meio Ambiente (Fatma): www.fatma.sc.gov.br e também na Biblioteca da Fundação, em Florianópolis, nas prefeituras de Irani e de Ponte Serrada.

A LT Ponte Serrada – Concórdia II terá uma extensão de 34,6 km e passará pela área rural dos municípios de Ponte Serrada, Irani e Concórdia. Ela deve ser concluída em cerca de 10 meses após a liberação pela Fatma. Com esse pacote de obras, a Celesc assegura uma estrutura de abastecimento de energia para permitir o desenvolvimento econômico do Meio Oeste Catarinense por muitos anos.

{article Ricardo Hecker Luz}{text}{/article}