Giro SECOM – Com notícias de Santa Catarina – 16/05/2025
Em missão oficial em Washington (EUA), o governador Jorginho Mello liderou uma série de reuniões com o Banco Mundial e apresentou projetos estratégicos para o desenvolvimento do estado.
Os encontros trataram de iniciativas nas áreas de infraestrutura e mobilidade, resiliência climática e agricultura.
No total, os projetos discutidos somam mais de US$ 500 milhões em investimentos com sinalização favorável da instituição internacional.
Entre as ações abordadas estão o Programa de Mobilidade Integrada Sustentável da Foz do Itajaí, o Programa Estrada Boa, o Projeto SC Rural 2 e o projeto Santa Catarina Resiliente e Protegida.
————————————————————
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e a Cidasc emitiram uma nota técnica com medidas sanitárias visando garantir a proteção do estado e dar segurança aos países importadores.
A medida vem após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
O Estado intensifica as ações de defesa sanitária animal, entre elas estão a análise da movimentação e produtos de origem animal vindos da região do foco.
A depender da evolução do cenário epidemiológico, novas medidas poderão ser adotadas pela Cidasc para proteger a avicultura catarinense.
————————————————————
O setor de serviços de Santa Catarina teve crescimento de 4,8% no primeiro trimestre de 2025, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Santa Catarina registrou o melhor percentual entre estados do Sul e Sudeste e foi o sétimo maior crescimento do país.
O consumo das famílias e o turismo foram os setores que mais contribuíram com a alta.
Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta semana.
Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e serviços de informação e comunicação também registraram crescimento.
————————————————————
Mais informações estão no portal estado.sc.gov.br/noticias