Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Operador Nacional do Sistema...

Operador Nacional do Sistema autoriza restabelecimento do sistema Celesc

A Celesc informa que, em relação à ocorrência registrada no Sistema Interligado Nacional (SIN), iniciada às 14h03, parte do sistema começou a ser reestabelecido a partir das 14h52 e, às 15h36, o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou o restabelecimento do restante da carga. Foram desligados, para segurança operativa do sistema elétrico, cerca de 520 MW, o que representa em torno de 13% da demanda da Celesc no momento da ocorrência. O desligamento afetou aproximadamente 315 mil unidades consumidoras, 13% do total de unidades atendidas na área de concessão da Empresa.

Confira nota oficial do ONS:

“Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.

Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.

Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas. Essas informações serão atualizadas tão logo novos dados estejam disponíveis”.

Centrais Elétricas de Santa Catarina 
Ana Carolina Dall’Agnol
E-mail: anacda@celesc.com.br 

Matéria relacionada:

Ocorrência no Sistema Interligado Nacional afeta consumidores catarinenses