Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Governo do Estado solicita...

Governo do Estado solicita ampliação da capacidade de hidroelétricas

Após inauguração da ampliação da Usina de Pery, em Curitibanos, o Governo do Estado, por meio das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), busca junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a ampliação de outras duas hidroelétricas catarinenses: a de Celso Ramos, em Faxinal dos Guedes, e a do Salto, em Blumenau. Juntos, os dois empreendimentos gerariam mais 40 MW de potência para o Estado. “Precisamos de mais estas duas repotenciações, que trarão um grande melhoramento no fornecimento e geração de riquezas para nosso Estado”, disse o governador, em audiência nesta terça-feira, 20, em Brasília, com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino.

Foto: Antônio Carlos Mafalda/Secom. Mais imagens na galeria de fotos

Conforme o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, já existe projeto básico e condições para realização das ampliações, faltando apenas aprovação da Aneel. “O setor elétrico tem interesse na ampliação e começaremos assim que possível a análise do projeto”, salientou Rufino.

Presente no encontro, o diretor de Geração e Transmissão, Ênio Branco, agradeceu o auxílio da Aneel no processo de ampliação da capacidade da Usina de Pery, localizada no rio Canoas. Com investimento de R$ 125 milhões, ela passou a contar com mais 25,6MW de potência instalada, aumentando dos atuais 4,4 MW para 30 MW. Com isso, o parque gerador da Celesc apresentou crescimento de 32%, suficiente para abastecer uma população de 6,5 mil pessoas.

Participaram também do encontro os secretários de Articulação Nacional, João Matos e da Casa Civil, Nelson Serpa e o presidente da SC Par, Paulo César da Costa.

Informações adicionais:
Fernanda Rodrigues (SC 02540 JP)
Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional
Brasília/DF – Telefone: (61) 3101-0903 – Celular: (61) 9304-0198
fernanda@san.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support