Começa a Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica
De 12 a18 de agosto, a Celesc Distribuição participa da VIII Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica. A Semana é promovida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e, neste ano, conta com a adesão de 50 concessionárias de todo o Brasil.
Por meio do slogan “Segurança – Escolha a Vida”, os principais motivos de acidentes foram selecionados como temas da campanha: desatenção com a segurança em obras civis (construção ou manutenção); desobediência às normas técnicas na instalação de antenas; furto de energia (“gatos”); brincadeiras com pipas e podas de árvores nas proximidades da rede.
O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, descreve a campanha como “uma verdadeira força-tarefa das distribuidoras”. Para Siewert, a preocupação com segurança deve ser uma constante, destacando que é papel das empresas alertarem sobre riscos de acidente com a rede elétrica, para que as pessoas possam desfrutar dos benefícios da energia de forma adequada. “Nosso maior patrimônio é a vida”, finaliza.
Na área de concessão da Celesc Distribuição, serão realizadas diversas atividades: palestras em escolas, veiculação de spots de rádio, visitas a canteiros de obras e a trabalhadores da área rural, tendo como apoio cartilhas e cartazes. Esse material impresso também será disponibilizado para o público em geral nas lojas de atendimento e distribuído pelos eletricistas da Celesc nas operações de atendimento comercial. As ações serão multiplicadas pelas 16 Agências Regionais da Celesc Distribuição.
Mortes com a rede elétrica no Brasil Estudos da Abradee e da Fundação Coge mostram que acidentes com a rede elétrica causaram a morte de 347 pessoas, em todo o Brasil, no último ano. A maior parte envolve a população em geral, com registro de 293 mortes. As outras 54 vítimas são trabalhadores que executam serviços na rede elétrica. Entre as causas de acidente, o setor de construção civil lidera o ranking com 84 mortes, seguido por ligação elétrica clandestina, com 35 vítimas, cabo energizado no solo, com 31, e manuseio de antena de TV, com 22 casos.
Escolha a vida – principais dicas:
– Ao construir ou reformar, fique longe e tenha cuidado com a rede elétrica;
– Furtar energia é crime e coloca em risco a sua vida e a de muitas pessoas;
– Ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica;
– Não tente tirar pipas dos fios. Brinque sempre longe da rede elétrica;
– Nunca faça poda de árvores. Sempre entre em contato com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço;
– Mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas.
Informações adicionais
Ana Carolina Dall’Agnol
Assessoria de Comunicação Celesc
48.3231-6228