Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc investe para fortalecer...

Celesc investe para fortalecer sistema elétrico do Oeste

A Subestação Xanxerê, afetada, nesta quarta-feira, 17, pela pane que causou falta de luz na região Oeste do Estado, recebe, atualmente, obras de ampliação e melhorias, com investimentos de R$6,5 milhões por meio do Plano de Investimentos 2011/2015 da Celesc.

Uma das principais melhorias é a construção de outra entrada de linha para conexão com a Subestação da Eletrosul (pela qual a energia passa para chegar à Subestação Xanxerê), reforçando a conexão com o Sistema Interligado Nacional – SIN. Está em andamento ainda a construção de mais uma saída de linha para atender os municípios de Quilombo, Pinhalzinho e região, no Extremo Oeste, aumentando a confiabilidade e potência no fornecimento. Outras melhorias, associadas às tensões de 23 kV e 69kV, fazem parte do plano de investimento.

Falta de energia – O rompimento de um cabo condutor entre a chave seccionadora e o barramento principal da Subestação Xanxerê provocou a falta de energia durante 1h10, na noite de ontem, em 91 municípios do Oeste catarinense. As causas da ruptura estão sendo apuradas pela Celesc.

Essa subestação é ligada diretamente ao Sistema Interligado Nacional, responsável pela conexão com outras 15 Subestações no Oeste. A falha afetou todas as subestações conectadas, em efeito dominó, deixando sem luz 311 mil unidades consumidoras.

Equipes de técnicos e eletricistas foram imediatamente deslocadas para resolver o problema, logo que a ocorrência foi detectada, às 18h08. Participaram do atendimento 30 empregados, que conseguiram restabelecer o sistema, às 19h18, em mais de 90% da área atingida.

Devido à necessidade de realizar procedimento manual, os consumidores atendidos pela Subestação Quilombo, foram os últimos a terem a energia restabelecida, em torno das 20h30.

Informações adicionais:
Lau Macarini
Assessoria de Comunicação Celesc 
Telefone: 48. 3231-6226
E-mail: comunica@celesc.com.br
Site: www.celesc.com.br