Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Evento em Florianópolis busca...

Evento em Florianópolis busca integração para promover a educação brasileira

Teve início nesta terça-feira, 19, em Florianópolis, o Seminário Estadual da Base Nacional Comum, que reúne educadores e especialistas para avaliar o documento que definirá os objetivos de aprendizagem dos estudantes da educação básica de todo o país. A abertura contou com a presença do Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho; do governador Raimundo Colombo; e do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, entre outras autoridades.


Foto: James Tavares / Secom

>>> Mais imagens na galeria

“Santa Catarina tem um bom trabalho na educação, é importante que se ressalte isso para reconhecermos aqui o mérito e o desempenho de todos os envolvidos. E no encontro de hoje, buscamos uma integração com o ministério no sentido de uma contribuição de Santa Catarina para uma nova política de educação para o país. É um momento para trocar informações, buscar conhecimentos e trabalhar em conjunto, ajudando a fortalecer ações que já estão sendo desenvolvidas aqui em Santa Catarina de forma exitosa”, afirmou o governador Raimundo Colombo.

O ministro Mendonça Filho também reconheceu os méritos catarinenses. “Santa Catarina tem uma importância e uma relevância muito grande no cenário da educação brasileira. Podem contar conosco, porque o MEC estará em Santa Catarina para respaldar o Governo do Estado e as prefeituras”, afirmou. O ministro ressaltou ainda que o encontro desta terça foi bastante produtivo no sentido de definir uma agenda de trabalho para os próximos passos. “Discutimos um conteúdo de base que atenda interesses do Brasil e guarde também as peculiaridades regionais”, acrescentou.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, destacou as ações do Movimento Santa Catarina pela Educação, iniciativa liderada pela federação com o objetivo de mobilizar, articular e influenciar os setores econômicos e o poder público para promover a educação. “Já tivemos resultados expressivos, como o aumento do nível de escolaridade do trabalhador catarinense. Hoje, temos a adesão de mais 2 mil empresas, com o envolvimento de 350 mil empregados. Santa Catarina dá mais uma vez exemplo para o país pela associação entre setor privado e setor público”, avaliou.

Base Nacional Comum Curricular

O encontro reúne, em Florianópolis, até esta quarta-feira, 20, grupos de professores, especialistas, profissionais vinculados à educação básica, estudantes do ensino médio, relatores e coordenadores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para avaliação da segunda versão do documento que vai definir os direitos e os objetivos de aprendizagem dos estudantes da educação básica.

O documento preliminar recebe, até agosto, as últimas alterações no texto por parte dos estados e, agora, é a vez de Santa Catarina apresentar sua contribuição. As discussões continuam na tarde de terça e na manhã de quarta-feira, envolvendo também ações no Instituto Estadual de Educação (IEE). O encerramento será a partir das 13h30 desta quarta, na Assembleia Legislativa (Alesc). Ao final de cada seminário é produzido um relatório para ser entregue ao MEC, que o encaminhará ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

O secretário Deschamps, que também é presidente do Conselho Nacional dos Secretarios Estaduais de Educação (Consed), lembrou que a BNCC é fundamental para reduzir desigualdades na educação no Brasil, a exemplo de países desenvolvidos, que já organizam o ensino por meio de bases nacionais. “Essa nova fase de discussões é fundamental para aperfeiçoar o documento”, ressaltou.

Plano Nacional de Educação

A realização de seminários estaduais atende ao Plano Nacional de Educação, que estabelece a necessidade de uma base comum curricular para todas as etapas da educação básica no Brasil. A União, os estados e os municípios são os responsáveis pela implementação.

Com o apoio do Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estão à frente da preparação dos seminários. Em Santa Catarina, o encontro é organizado pela Comissão Estadual da BNCC. Também participam das discussões representantes das universidades, dos conselhos estaduais e municipais de educação, dos sindicatos e demais entidades da área.  

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support