Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Laboratório de Análise de...

Laboratório de Análise de Sementes da Udesc Lages é inaugurado e inicia atendimento a produtores

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, inaugurou nesta quinta-feira, 7, o Laboratório de Análise de Sementes (LAS), instalado no prédio da Agronomia.
 
 
A cerimônia contou com a presença do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, do vice-reitor, Leandro Zvirtes, do diretor-geral da Udesc Lages, João Fert Neto, de professores, estudantes e representantes de entidades ligadas à área da produção agrícola no Estado.

O laboratório, credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), é o quinto no Estado a prestar este tipo de serviço e atenderá produtores de toda a Serra Catarinense por meio da realização das análises necessárias para compor o boletim exigido para comercialização das sementes e manter a qualidade da produção.

 
Além da prestação de serviço, o LAS atenderá atividades de ensino e de pesquisa e auxiliará na capacitação dos estudantes na área de sementes, por meio da atividade de extensão e de estágios. “Ações como esta completam as atividades que fazem parte de uma instituição de ensino superior”, diz o reitor, Marcus Tomasi.
 
A expectativa, segundo o diretor-geral da Udesc Lages, é tornar o laboratório uma referência para outras universidades do País. “A universidade tem como missão formar profissionais, pesquisar, mas também prestar serviços conforme as necessidades da sociedade”, diz Fert.
 
A coordenadora do LAS, Cileide Medeiros, visa divulgar o serviço no Brasil e no exterior por meio de parcerias, como a já realizada com integrantes do Ministério da Agricultura da Angola, na África. “O laboratório proporcionará avanços significativos no conhecimento interno e externo”.
 
Segundo ela, o laboratório trabalhará de forma conjunta com o Mapa e priorizará a qualidade e a eficiência na realização das análises. “Nos comprometemos com a comunidade sementeira para prestar este serviço de forma eficaz e de qualidade”.
 
Como funciona o processo de análise das sementes
 
Para ser analisada, a amostra da semente deve ter tamanho adequado conforme a espécie e o produtor precisará preencher um formulário fornecido pelo laboratório, constando as informações requerentes. O LAS disponibilizará embalagens para o envio das amostras.
 
O tempo para a emissão dos resultados pode variar de uma a duas semanas, em função da espécie analisada e da necessidade de pré-tratamento das sementes. No caso do milho, por exemplo, a emissão dos resultados levar cerca de sete dias. Já a soja pode levar nove dias, e o arroz cerca de duas semanas.
 
As sementes podem ser entregues pessoalmente no LAS ou enviadas por correio ou transportadora para a Avenida Luiz de Camões, 2090, Bairro Conta Dinheiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3289-9346.
 
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Telefone: (49) 3289-9130
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support