Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc Oeste promove edição...

Udesc Oeste promove edição do ConectaZoo sobre tecnologias de bem-estar animal nesta quarta-feira

Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove nesta quarta-feira, 27, às 19h, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, a 24ª edição do projeto de extensão ConectaZoo, que debaterá as novas tecnologias voltadas ao bem-estar de matrizes suínas.

A edição é organizada pelo Grupo de Ambiência e Bem-Estar Animal (Gaba), pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) e pelo Programa de Educação Tutorial (PET), todos da Udesc Oeste. As inscrições podem ser feitas na internet.

O ConectaZoo terá duas palestras. Na primeira, o suinocultor Rubens Valentini, ex-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e assessor do ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli, falará sobre sustentabilidade e mudanças tecnológicas.

A segunda apresentação será com Michel Nestor Lermen, técnico em Agropecuária, administrador e funcionário da BRF nas áreas de extensão e expansão rural. Ele falará sobre a implantação do projeto de sistema eletrônico de alimentação individual na criação de matrizes suínas.

Artigo sobre o tema

A acadêmica de Zootecnia Karine Cristine Cubas e os docentes Diego Córdova Cucco e Maria Luisa Appendino Nunes, em artigo publicado na edição nº 171, do suplemento Sul Brasil Rural, que é encartado no jornal Sul Brasil, de Chapecó, abordaram as tecnologias usadas para o bem-estar de matrizes suínas.  

Segundo a publicação, a União Europeia baniu o alojamento de porcas em gaiolas ao longo da gestação e determinou que elas devem ser mantidas em grupos no período de quatro semanas após a inseminação até uma semana antes de parir.

De acordo com o artigo, a cadeia produtiva da suinocultura começou há pouco tempo a reconhecer essa recomendação, segundo a qual o alojamento de porcas em gestação em grupos melhora o bem-estar, pois permite melhor espaço para movimentação das fêmeas e interação social.

“Esforços têm sido usados para minimizar os problemas de alojamento em grupo como o sistema eletrônico de alimentação individual (ESF) na década de 80, relativamente novo e ainda em difusão no Brasil”, afirmam os autores do artigo.

O trabalho observa que o uso do ESF apresenta diversas vantagens, como o aumento do nível tecnológico da alimentação individual e a possibilidade de controlar a taxa de ingestão das porcas. Há, porém, entraves, já que a alimentação se torna sequencial, o que provoca competição entre as fêmeas influenciada pela hierarquia do grupo.

Leia mais:

20/04/2016 – Mestrado em Zootecnia da Udesc Oeste inicia inscrições para quarta turma do curso

04/11/2015 – Udesc realiza edições do ConectaZoo com palestras, oficinas e mesa-redonda no Oeste e no Sul do Estado

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support