Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Obras da nova ETE...

Obras da nova ETE Potecas avançam com mais uma concretagem

Fotos: Divulgação / Casan

Com mais de 100 trabalhadores, as obras da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) para implantação da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas seguem em ritmo acelerado no município de São José. Duas grandes operações de concretagem foram realizadas para avançar o empreendimento que tem previsão de conclusão em dezembro deste ano.

Uma das operações foi a concretagem da parede do tanque de contato, que envolveu 12 caminhões betoneiras para depositar 100 metros cúbicos de concreto na estrutura. Neste local vai ocorrer a adição de cloro para desinfecção do efluente e eliminação de micro-organismos remanescente do tratamento.

Outra importante operação no canteiro de obras da nova ETE Potecas foi a concretagem da parede de um dos tanques de aeração. Cerca de 16 caminhões betoneiras depositaram 130 metros cúbicos de concreto na estrutura. 

Quando a nova estação de tratamento entrar em funcionamento esse tanque de aeração terá a função de fornecer oxigênio para o esgoto, o que estimula a presença de bactérias digestoras de matéria orgânica no tratamento.

Esse processo vai substituir aquele implantado nos anos 1980, que utiliza as chamadas lagoas de estabilização. Com a nova ETE, o esgoto passará por um tratamento com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final.

A unidade terá capacidade de depuração de 600 l/s de esgoto na primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual unidade com sistema de lagoas de estabilização.