Giro SECOM – Com notícias de Santa Catarina – 25/04/2025
O governador Jorginho Mello participou nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25, em São Paulo, de uma agenda estratégica com representantes do governo e do setor empresarial do Japão.
Os compromissos incluíram um jantar com o embaixador japonês no Brasil, Teiji Hayashi, e a presença no Evento da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil.
Durante o evento, Jorginho Mello apresentou as potencialidades catarinenses a cerca de 100 empresários japoneses, com destaque para os setores de agronegócio, infraestrutura e inovação.
Além da participação no encontro, o governador também teve reuniões com empresários de diferentes setores econômicos, ampliando o diálogo com potenciais investidores e fortalecendo parcerias estratégicas para o desenvolvimento de Santa Catarina.
————————————————————
Santa Catarina é o segundo maior produtor de pinus do país, com 700 mil hectares de florestas plantadas e o uso de tecnologia tem sido um aliado para alcançar esse status.
Uma das ações que contribui nos resultados alcançados pelos produtores do estado é o Programa Estadual de Monitoramento da Vespa-da-Madeira, executado pela Cidasc e outras instituições.
A vespa-da-madeira é um inseto de origem europeia, que perfura os troncos de pinus para depositar seus ovos e pode comprometer o desenvolvimento da planta.
O uso de drones ajuda a visualizar os exemplares de pinus que apresentam sinais de que foram atacados pelo inseto.
Com o diagnóstico, é feita a aplicação de produto biológico à base de nematoides para fazer o controle da praga.
————————————————————
Com a regulamentação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) pelo Governo Federal no último dia 15, o Governo do Estado criou um Grupo de Trabalho para avaliar os cenários e as opções de Santa Catarina antes da definição em aderir ou não ao programa.
O Propag é destinado a promover a revisão dos termos de financiamento das dívidas dos Estados e do Distrito Federal junto à União.
Um dos principais pontos de atenção do GT diz respeito à possibilidade do Estado compensar os R$ 384 milhões investidos nas BRs 470, 285, 280 e 163 entre 2021 e o início de 2023.
Também serão abordados os créditos da judicialização da Saúde, a compensação previdenciária e o teto de gastos.
————————————————————
Mais informações estão no portal estado.sc.gov.br/noticias