Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. Corpo de Bombeiros inicia...

Corpo de Bombeiros inicia testes em simulador para avaliação de sistemas de segurança contra incêndio

Fotos: Divulgação / CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio da Coordenadoria de Combate a Incêndio Urbano, deu início aos testes em um novo simulador de incêndio que será utilizado em ensaios voltados à avaliação do desempenho de tubulações aplicadas em sistemas de chuveiros automáticos. 

A iniciativa é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre o CBMSC e uma empresa multinacional especializada em tecnologias químicas de alta performance. O objetivo é analisar o comportamento de diferentes materiais utilizados em redes de combate a incêndios, de acordo com normas técnicas nacionais e internacionais. Durante o primeiro teste, estiveram presentes o tenente Yuji Ezaki, da Coordenadoria de Combate a Incêndio Urbano, o subtenente Robson Martins Fernandes e o bombeiro comunitário Sérgio Gonçalves.

O simulador conta com um avançado sistema de isolamento térmico baseado em fibra cerâmica, capaz de reter calor por longos períodos — essencial para testes em ambientes com altas temperaturas. Segundo o tenente Ezaki, o equipamento foi desenvolvido com apoio técnico do CBMSC e visa simular condições reais de incêndio, contribuindo para o aprimoramento de técnicas e materiais utilizados em edificações.

Etapas e metodologia dos testes

Na primeira fase, que ocorreu no dia 16 de abril, em Balneário Camboriú, foram utilizados 10 pallets de madeira como carga de incêndio para simular o ambiente real de uma queima controlada. Sensores de leitura de temperatura foram instalados em diferentes alturas (30 cm, 1,5 m e 2,2 m do solo) para monitorar as variações térmicas, replicando posições onde possíveis vítimas ou bombeiros poderiam estar durante uma ocorrência.

“Essas alturas simulam situações reais: uma vítima caída, um bombeiro em deslocamento ou o acúmulo de calor próximo ao teto, onde normalmente são registradas as maiores temperaturas”, explicou Ezaki.

Durante os testes, foi realizado o controle dos perfis de ventilação para observar o comportamento do fogo no simulador frente aos diferentes níveis de oxigenação do incêndio. Isto é fundamental para entender incêndios de progresso rápido, tal qual o flashover e o backdraft — uma explosão repentina de fumaça altamente combustível.

A próxima etapa dos testes irá analisar a resistência de três composições distintas de tubulações: aço galvanizado, cobre e drywall. Ao término do ciclo de testes, o simulador será transferido para o Centro de Excelência em Combate a Incêndios, localizado em Laguna. Lá, servirá como ferramenta de formação e aperfeiçoamento dos bombeiros, com foco em simulações de comportamentos extremos do fogo.

“O objetivo é, além de validar tecnicamente os materiais utilizados em sistemas de proteção contra incêndio, preparar melhor os bombeiros para situações críticas. O conhecimento técnico aliado à prática em ambientes controlados eleva significativamente a segurança nas operações reais”, destacou o tenente.

Créditos:
Texto: Karla Lobato
Imagens: Divulgação CBMSC/Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Avatar
Escrito por:

CBMSC | Imprensa

Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695

Ver todos os posts