SONORA – CODESUL: governadores assinam projeto com Banco Mundial para reforçar Defesa Civil nos quatro estados do grupo de cooperação
O governador Jorginho Mello reafirmou o protagonismo de Santa Catarina no cenário regional ao liderar, nesta quarta-feira, 23, a primeira reunião do ano do CODESUL (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), realizada em Brasília.
O encontro reuniu os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, além do vice-governador do Paraná, Darci Piana.
A reunião de trabalho discutiu pautas estratégicas voltadas à integração regional, desenvolvimento econômico, infraestrutura e enfrentamento das emergências climáticas.
Um dos principais avanços do encontro foi a assinatura de um memorando de entendimento entre o CODESUL e o Banco Mundial, que viabiliza uma consultoria técnica no valor de US$ 1 milhão para apoiar a implantação de um sistema integrado de Defesa Civil entre os quatro estados.
Durante a reunião, o governador de Santa Catarina propôs a criação de uma central operacional compartilhada, com atuação articulada entre os estados.
Jorginho Mello também cobrou investimentos urgentes em infraestrutura logística, defendeu a adesão ao Tratado Internacional Rodoviário (TIR) e apontou perdas significativas nas transferências federais, reiterando a necessidade de revisão do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
O governador também voltou a defender a criação de um Fundo Constitucional de Financiamento exclusivo para as regiões Sul e Sudeste, como forma de garantir mais equilíbrio no pacto federativo e justiça na distribuição de recursos.
O governador Jorginho Mello comenta sobre os principais assunto abordados e a importância da união dos Estados nas pautas de interesse comum:
SONORA