Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Dia da Família na...

Dia da Família na Escola: tabuleiro humano ensina sobre saneamento em Laguna

Fotos: Trato por Laguna / Acervo CASAN

Durante a programação do Dia da Família na Escola, a Escola de Educação Básica Comendador Rocha, no bairro Progresso, recebeu a equipe do Trato por Laguna, programa ambiental da CASAN, para uma manhã de atividades voltadas à educação ambiental. Com quase 735 estudantes matriculados, o colégio é o maior da área de atuação do programa em Laguna.

A principal atração foi a “Corrida Divertida”, um jogo em que os alunos se tornam peças de um tabuleiro gigante para aprender, de forma lúdica, conceitos sobre saneamento básico e preservação ambiental.

“A presença nas escolas é fundamental para reforçarmos, desde cedo, a importância do tratamento de esgoto e do cuidado com o meio ambiente. A parceria com a comunidade escolar faz toda a diferença”, destaca o chefe da Agência da CASAN em Laguna, Diego Rodrigues Medeiros.

“Foi a nossa segunda escola visitada com a ‘Corrida Divertida’ e ficamos encantados com a recepção calorosa dos estudantes e da equipe da escola. Nosso objetivo é sempre reforçar que o saneamento de Laguna depende do esforço de todos nós”, completa Taize Vieira, coordenadora do Trato por Laguna, da JPR Ambiental.

A diretora da escola, Tatiane Marques, parabenizou a iniciativa. “A ação da CASAN foi muito bem recebida e trouxe conhecimento de forma leve e divertida. As portas da nossa escola estão sempre abertas para projetos como esse, que dialogam com o cotidiano dos nossos alunos e promovem cidadania”.

Além da atividade ambiental, o Dia da Família na Escola contou com apresentações de dança, momentos recreativos, atendimento oftalmológico e outras ações voltadas ao bem-estar da comunidade escolar.

Trato por Laguna

Desde que teve início em 2021, o Trato por Laguna contabiliza quase 15 mil vistorias realizadas em 13 bairros. A localidade com maior número de vistorias é o Mar Grosso, com 4,2 mil, seguido pelo Magalhães, com 2,8 mil imóveis visitados pela equipe.

“Os dados demonstram o sucesso do Trato por Laguna como programa de orientação e incentivo à ligação correta na rede de esgotamento sanitário”, avalia Taize Vieira. A partir do Trato, 78% dos imóveis já foram regularizados e 22% ainda apresentam irregularidades, que devem ser sanadas para a efetiva certificação.

O Trato por Laguna atende, de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia, e das 13h às 18h, na rua Jorge Lacerda (Edifício Amândio – fundos da Udesc), 160, Progresso. As vistorias também podem ser agendadas por telefone ou por mensagem via WhatsApp pelo número (48) 9 9611-7706.