Educação de SC mobiliza escolas estaduais com atividades em prol do meio ambiente

Foto: Divulgação / SED
A Secretaria de Estado da Educação (SED) está mobilizando escolas de todas as redes de ensino de Santa Catarina para participar da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA). Em 2025, a SED assume a Coordenação Estadual da Conferência, enquanto as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) conduzem as ações em suas respectivas regiões, em parceria com municípios, escolas privadas e outras entidades atuantes na área ambiental.
Neste sentido, a etapa escolar já está em andamento e consiste na elaboração de projetos ambientais nas unidades escolares tendo como foco a Justiça Climática, com a participação ativa de estudantes, professores, gestores e demais membros da comunidade escolar. Essa fase é fundamental para incentivar a reflexão e a ação em prol da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.
Com a temática Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática, o evento estimula redes de ensino, com foco nos anos finais do Ensino Fundamental. A EEB Jorge Lacerda, em Palmitos, e a EEB Dom Pedro II, em Caibi, são alguns exemplos de escolas estaduais em que estudantes, professores e gestores estão mobilizados na realização de atividades sobre preservação do meio ambiente.
EEB Jorge Lacerda
Na EEB Jorge Lacerda, a execução das atividades envolvendo os estudantes iniciou com a pré-conferência intitulada “Qual a importância da agricultura na preservação do meio ambiente?”. A partir disso, de forma multidisciplinar, os estudantes estão realizando o levantamento de dados socioambientais através de diferentes técnicas de pesquisa para que as análises e processamentos sejam considerados, posteriormente. Os trabalhos serão apresentados durante o “Seminário do Saber”, previsto para ocorrer entre o fim do mês de abril e início do mês de maio.
EEB Dom Pedro II
Após assistir a uma palestra sobre os aspectos gerais das mudanças climáticas no início de abril, os estudantes da EEB Dom Pedro II realizarão uma atividade de estudo e de proposição de projetos para a resolução de problemas socioambientais da comunidade escolar. Ações como esta também reforçam a autonomia, o protagonismo dos estudantes e o trabalho em equipe.
“Esse tipo de iniciativa ressalta as ideias e a defesa do estudante enquanto um agente político ativo, a partir das quais são articuladas diversas habilidades curriculares, bem como questões relacionadas à promoção da cidadania na escola”, destaca o professor da escola, Gerson Junior Naibo.
CNIJMA
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) busca mobilizar a comunidade escolar no engajamento de ações significativas relacionadas ao meio ambiente. Desta forma, a participação de crianças, adolescentes e jovens é fundamental para que cada um desenvolva o conhecimento necessário para agir em prol da natureza.