Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Governo do Estado lança...

Governo do Estado lança caderno pedagógico sobre violências na escola

 Secretaria de Estado de Educação (SED) elaborou o 1º Caderno Pedagógico: reflexão para a implementação da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola. O documento foi lançado nesta quinta-feira, 1° de outubro pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, com a participação da secretária de Assistência Social e coordenadora da campanha Drogas. Não dá mais para aceitar, Angela Albino.


Foto: Jaqueline Noceti / Secom

>>> Mais imagens na galeria

>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

O caderno vem ao encontro do enfrentamento das diferentes violências, decorrente do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, preconceito, racismo, discriminação, homofobia, bullying, cyberbullying, depredação do patrimônio público, entre outras questões nos diferentes contextos sociais e educacionais.

De acordo com Deschamps, o principal objetivo é efetivar a implantação e implementação da Política de Educação e Prevenção às Violências nas escolas, nos Núcleos de Educação, Prevenção às Violências na Escola (Nepres) e nas Gerências Regionais de Educação. A política da Secretaria da Educação está de acordo com ações e propostas da campanha lançada pelo governador, Raimundo Colombo, Drogas. Não dá mais para aceitar. “Também não podemos aceitar a violência nas escolas. O ambiente escolar não é apenas para trabalhar saberes. É preciso ampliar as discussões e envolver o todo. Queremos incentivar práticas pedagógicas de prevenção para a resolução não violenta dos conflitos e ao uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas, contribuindo para a construção da cultura de paz”, destaca.

Para a secretária de Assistência Social, é importante alinhar as ações em preparação aos profissionais da educação que atuam nas escolas. “Todos devem estar preparados para falar com os alunos. A maioria dos usuários inicia na adolescência, por isso devemos trabalhar a prevenção”, explica Angela.

O material produzido é um desdobramento da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola realizado pela Secretaria de Estado da Educação e alinha-se às metas e às estratégias do Plano Estadual de Educação decênio 2015-2024; as Diretrizes da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina 2014; ao o Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, elaborado a partir do Programa Federal “Crak, é possível vencer”; aos debates de educação e prevenção; e aos estudos e debates sobre direitos humanos.

O documento foi entregue aos diretores de escolas, gerentes Regionais de Educação e coordenadores dos Nepres de todo o Estado. O secretário Deschamps entregou à coordenadora estadual dos Nepres, Rosimari Kock, dois importantes livros lançados em 2002 para serem atualizados. “Este é um rico material que deve ser atualizado e que, com certeza, irá contribuir muito com as práticas de prevenção nas escolas”, finaliza.

Em discussão

Para ampliar as discussões sobre o evento, antes do lançamento foi realizada a conferência Educação e Violências: interfaces com a Escola com a doutora em educação, Julia Siqueira da Rocha. O Ministério Público e as secretarias de Assistência Social, Saúde, Segurança Pública e Educação estiveram reunidas na mesa redonda Fortalecendo a Intersetorialidade. “O objetivo das discussões é dar visibilidade às ações desenvolvidas por cada um e alinhar as políticas de prevenção. Trabalhando integrados consiguiremos mais e mellhores resultados”, comenta a coordenadora estadual dos Nepres.

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  – SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 9-9980-3136
Site: www.sed.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support