Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Projeto de alunos da...

Projeto de alunos da Udesc apoia organização beneficente que treina e doa cães-guias para cegos

Uma iniciativa de alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) visa ajudar a viabilizar a construção do centro de treinamento da Escola Helen Keller, organização beneficente com sede em Balneário Camboriú, que prepara e doa gratuitamente cães-guias para deficientes visuais.

Desenvolvida por 33 estudantes do sétimo termo noturno de Administração, curso ofertado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, a iniciativa integra a disciplina Gerenciamento de Projetos, ministrada pelo professor Leandro Schmitz.

O objetivo do Projeto Guiando Vidas é captar recursos para a conclusão da obra, iniciada no ano passado. A construção contará com instalações especiais para treinamento dos cães e a sede da escola.

Como a escola já dispõe de parte dos recursos – a mão-de-obra inclusive já está contratada – a principal meta dos alunos é contribuir com a aquisição e a doação de materiais.

Para alcançar seus objetivos, os estudantes buscam parcerias com empresas, organizações e pessoas interessadas em apoiar a causa, além de promover eventos para captação de recursos, como um happy hour beneficente nesta quarta-feira, 9, na Lagoa da Conceição, que terá a renda dos ingressos revertida para a iniciativa.

Acompanhe as ações do Projeto pela página no Facebook e pelo Instagram.

Assista também ao vídeo produzido para sensibilizar o público com a iniciativa, com depoimentos de duas pessoas beneficiadas pela Escola Helen Keller com a doação de um cão-guia. 

Entidade filantrópica

Criada em 1993, a Escola Helen Keller é uma organização sem fins lucrativos, que proporciona, por meio da disponibilização inteiramente gratuita de cães-guias, maior autonomia de locomoção e integração social às pessoas com deficiência visual.

Primeira escola do gênero na América Latina, reconhecida pela Federação Internacional de Escolas de Cães-Guias, a entidade é mantida totalmente por meio de doações.

Em 2014, o campus da Udesc em Florianópolis recebeu a visita de duas cães-guias para cegos, ambas da raça labrador, treinadas pela escola: Havaiana, de dois anos e meio de idade, e Gaia, de 14 meses, passaram o dia em diferentes ambientes da universidade, como parte do processo de socialização e treinamento.

Elas vieram acompanhadas por dois representantes da escola, Luciane Franke Martins e Patrick Marlon Palhano, que aproveitaram a ocasião para divulgar o trabalho da entidade e compartilhar orientações sobre como agir perante um cão-guia para cegos.

Os encontros ocorreram por iniciativa do professor Eduardo Trauer, que leciona a disciplina de Estratégia de Marketing na Udesc Esag.

Saiba mais sobre a Escola Helen Keller emwww.caoguia.org.br ou pela página no Facebook.

Projetos sociais na Udesc Esag

Desde 2005 o professor Schmitz mobiliza seus alunos de Administração da Udesc Esag em iniciativas com fins sociais, trabalho que já lhe rendeu duas homenagens pela Câmara Municipal.

No primeiro semestre deste ano o total de projetos concluídos chegou a 46 – veja a lista completa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281    

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support