Giro SECOM – Com notícias de Santa Catarina – 10/04/2025
Santa Catarina lidera o crescimento econômico na região Sul do Brasil.
É o que aponta o estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) divulgado recentemente.
De acordo com os dados, entre 2001 e 2024, o estado apresentou um crescimento médio de 2,5% ao ano, superando a média nacional.
Segundo os pesquisadores e economistas, esses números são fruto do processo que conecta inovação e tecnologia aos setores tradicionais da indústria catarinense.
Em janeiro de 2025, por exemplo, a produção industrial catarinense registrou um aumento de 8,6%, o maior percentual entre todos os estados brasileiros.
————————————————————
Com a proximidade da Páscoa, os fiscais do Instituto de Metrologia do Estado intensificam a fiscalização de produtos típicos deste período, como ovos de chocolate e pescados.
O objetivo é verificar se os produtos tradicionais da Semana Santa estão de acordo com as normas legais.
De acordo com o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, a ideia é proteger o consumidor e garantir concorrência justa entre os comércios.
A orientação do órgão para os consumidores é de verificar o selo do Inmetro para garantir que o produto foi testado e está dentro dos padrões de segurança.
————————————————————
Santa Catarina foi o terceiro maior exportador de mel do país em 2023, com mais de 5,4 mil toneladas.
Ocupando a 8ª posição no ranking nacional de 2023, o estado representa 6,6% de toda produção nacional.
Os principais destinos do mel catarinense foram os Estados Unidos, que receberam 81% das exportações, seguidos pelo Reino Unido, Alemanha, Bélgica e Canadá.
————————————————————
Mais informações estão no portal estado.sc.gov.br/noticias