Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Começam as comemorações da...

Começam as comemorações da Semana da Pátria em Santa Catarina

Estudantes, militares e autoridades participaram da solenidade de abertura da Semana da Pátria, nesta terça-feira, 1º de setembro, em Florianópolis. O evento alusivo ao 193º aniversário da Proclamação da Independência ocorreu no ginásio de esportes do Instituto Estadual de Educação (IEE) e contou com apresentações artísticas de alunos da instituição e com a presença da Banda da Polícia Militar. Alunos e professores também acompanharam o ato.

Foto: Jaqueline Noceti / Secom

>>> Mais imagens na galeria

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

Um dos destaques da solenidade foi a apresentação das alunas do Stúdio de Dança e da Ginástica Rítmica do IEE. As meninas já colecionam troféus e medalhas em competições como Joguinhos e Jogos Abertos de Santa Catarina e fizeram números com os aparelhos: maças, corda, arco e fitas.

Outro momento importante foi o acendimento do fogo simbólico da Pátria. A tocha foi conduzida por representantes de ex-combatentes, militares das Forças Armadas, bombeiros militares e por atletas do Instituto, entre eles, a aluna Mariana Aranha Marcos, que faz parte da equipe da Ginástica Artística. Natural de São José, Mariana treina há oito anos e já foi medalha de prata na trava e solo, nos Joguinhos Abertos em 2013; medalha de ouro na trava, em 2014; e ouro no solo, nos Jogos Regionais em 2015.


Foto: Jaqueline Noceti / Secom

O fogo simbólico, alusivo às comemorações da Pátria, permanece aceso durante a semana, na sede do Governo do Estado. No dia 7, o fogo será conduzido para o local do desfile oficial, na Passarela Nego Quirido. A chama, segundo a Liga de Defesa Nacional, remete ao ano de 1937, quando um grupo buscou um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro. Foi aí que surgiu também a tradicional corrida de revezamento que percorre todo o Brasil, nas comemorações da Pátria.

Para a secretária adjunta de Estado da Educação, Elza Moretto, a abertura das comemorações da Pátria representam um momento de revigorar forças e o entusiasmo pela nação brasileira. “É uma forma de reconhecer que somos todos responsáveis por fazer um Brasil cada vez melhor pra se viver”, afirma.

O tenente coronel PM Fernando Luiz Alves, coordenador do cerimonial do Governo do Estado, reforça que o 7 de setembro também serve para refletir. “Ser patriota não é só marchar e portar bandeira, mas repensar e até mesmo corrigir hábitos do dia a dia. Tratar as pessoas com educação e respeitar os mais velhos, por exemplo, são valores tão simples, mas que também estão em falta na sociedade brasileira”.

Florianópolis terá dois desfiles

Em Florianópolis, vão ocorrer dois desfiles: um só com escolas, na Rua Oswaldo Bittencourt, no Bairro Carianos, no dia 4 e o oficial, no dia 7 de setembro, na Passarela Nego Quirido, a partir das 8h30. O desfile vai contar com a participação de 2,4 mil alunos e de integrantes de outras instituições, civis e militares.

“A escolha do local foi pensando na mobilidade e no conforto das pessoas, que podem acompanhar o desfile acomodadas nas arquibancadas. A intenção é não causar transtornos e dificuldades no trânsito”, explica.

Entre os destaques do desfile oficial na Capital, está a mensagem contra as drogas. Grupos de estudantes estarão vestindo a camiseta da campanha do Governo do Estado e conduzindo uma faixa com o slogan: Drogas. Não dá mais pra aceitar.

{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support