Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Começam as comemorações da...

Começam as comemorações da Semana da Pátria em Santa Catarina

Estudantes, militares e autoridades participaram da solenidade de abertura da Semana da Pátria, nesta terça-feira, 1º de setembro, em Florianópolis. O evento alusivo ao 193º aniversário da Proclamação da Independência ocorreu no ginásio de esportes do Instituto Estadual de Educação (IEE) e contou com apresentações artísticas de alunos da instituição e com a presença da Banda da Polícia Militar. Alunos e professores também acompanharam o ato.

Foto: Jaqueline Noceti / Secom

>>> Mais imagens na galeria

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

Um dos destaques da solenidade foi a apresentação das alunas do Stúdio de Dança e da Ginástica Rítmica do IEE. As meninas já colecionam troféus e medalhas em competições como Joguinhos e Jogos Abertos de Santa Catarina e fizeram números com os aparelhos: maças, corda, arco e fitas.

Outro momento importante foi o acendimento do fogo simbólico da Pátria. A tocha foi conduzida por representantes de ex-combatentes, militares das Forças Armadas, bombeiros militares e por atletas do Instituto, entre eles, a aluna Mariana Aranha Marcos, que faz parte da equipe da Ginástica Artística. Natural de São José, Mariana treina há oito anos e já foi medalha de prata na trava e solo, nos Joguinhos Abertos em 2013; medalha de ouro na trava, em 2014; e ouro no solo, nos Jogos Regionais em 2015.


Foto: Jaqueline Noceti / Secom

O fogo simbólico, alusivo às comemorações da Pátria, permanece aceso durante a semana, na sede do Governo do Estado. No dia 7, o fogo será conduzido para o local do desfile oficial, na Passarela Nego Quirido. A chama, segundo a Liga de Defesa Nacional, remete ao ano de 1937, quando um grupo buscou um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro. Foi aí que surgiu também a tradicional corrida de revezamento que percorre todo o Brasil, nas comemorações da Pátria.

Para a secretária adjunta de Estado da Educação, Elza Moretto, a abertura das comemorações da Pátria representam um momento de revigorar forças e o entusiasmo pela nação brasileira. “É uma forma de reconhecer que somos todos responsáveis por fazer um Brasil cada vez melhor pra se viver”, afirma.

O tenente coronel PM Fernando Luiz Alves, coordenador do cerimonial do Governo do Estado, reforça que o 7 de setembro também serve para refletir. “Ser patriota não é só marchar e portar bandeira, mas repensar e até mesmo corrigir hábitos do dia a dia. Tratar as pessoas com educação e respeitar os mais velhos, por exemplo, são valores tão simples, mas que também estão em falta na sociedade brasileira”.

Florianópolis terá dois desfiles

Em Florianópolis, vão ocorrer dois desfiles: um só com escolas, na Rua Oswaldo Bittencourt, no Bairro Carianos, no dia 4 e o oficial, no dia 7 de setembro, na Passarela Nego Quirido, a partir das 8h30. O desfile vai contar com a participação de 2,4 mil alunos e de integrantes de outras instituições, civis e militares.

“A escolha do local foi pensando na mobilidade e no conforto das pessoas, que podem acompanhar o desfile acomodadas nas arquibancadas. A intenção é não causar transtornos e dificuldades no trânsito”, explica.

Entre os destaques do desfile oficial na Capital, está a mensagem contra as drogas. Grupos de estudantes estarão vestindo a camiseta da campanha do Governo do Estado e conduzindo uma faixa com o slogan: Drogas. Não dá mais pra aceitar.

{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}