Estado mais alfabetizado do Brasil, Santa Catarina busca ampliar alfabetização com método IntraAct

Foto: Divulgação / SED
Santa Catarina é o estado com a maior taxa de alfabetização do Brasil e quer melhorar ainda mais os números com a implementação do método IntraAct. Com mais de 97% da população alfabetizada (Censo 2022), o Estado visa acelerar o aprendizado dos estudantes subsidiando o trabalho dos professores com a novidade.
Desenvolvido na Alemanha, o método teve sucesso para alfabetizar crianças em um prazo de, em média, quatro meses. Além disso, o modelo também mostrou-se eficaz para aprendizagem de crianças com dislexia, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
“O melhor método de alfabetização é aquele que a criança aprende. Com o IntraAct, estamos ampliando as metodologias disponíveis para nossos professores alfabetizadores utilizarem em sala de aula de acordo com cada realidade”, destaca a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.
Baseado na Neurociência Cognitiva, o método IntraAct estabelece uma relação interativa, conduzindo o processo de aprendizagem de forma simples, correta e clara, cujos resultados são comprovados na prática. O material pedagógico do método IntraAct é composto por livros para estudantes e um livro para professor.
Em 2025, a iniciativa está funcionando como um projeto piloto aplicado em duas escolas de cada uma das 36 Coordenadorias Regionais de Educação e no Instituto Estadual. Desde o início do ano letivo, professores e gestores estão recebendo formações sobre o método, que está sendo aplicado para estudantes matriculados no 1º ano do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino.