Comarca aprova projeto de parque feito por alunos da Udesc Ibirama para crianças de José Boiteux
Quase 150 crianças do Centro de Educação Infantil Branca de Neve, localizado em José Boiteux, serão beneficiadas por um projeto de alunos de graduação do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama.
A proposta foi aprovada pelo Poder Judiciário de SC, por meio da Comarca de Ibirama, e viabilizada pelo projeto de extensão Captação de Recursos, da Udesc Ibirama, que é coordenado pela professora Valkyrie Fabre.
O centro de educação infantil receberá quase R$ 27 mil para a construção de um parquinho e uma caixa de areia coberta, que devem atender crianças que têm entre 4 meses e 5 anos. O prazo previsto para a execução da obra é de 90 dias.
Segundo Valkyrie, não existem brinquedos, arborização ou sequer calçada no local. “As crianças acabam brincando em uma área não apropriada”, disse. “Elaborar um projeto que beneficie uma coletividade, de forma gratuita, me faz acreditar que a universidade está cumprindo seu papel.”
Para a aluna Jocinara de Paula, que estuda Ciências Contábeis na Udesc Ibirama e acompanhará a execução do projeto, poder usá-lo para beneficiar uma entidade da cidade em que vivemos é magnífico, nos dá uma sensação de dever cumprido depois do que aprendemos na universidade.
A diretora do Centro de Educação Infantil Branca de Neve, Franciele Boing, afirmou que diversas atividades ligadas às áreas motora e cognitiva poderão ser realizadas no novo local recreativo, “o que resultará em avanços significativos para o desenvolvimento das crianças”.
No ano passado, o projeto de extensão já tinha possibilitado criar a área de recreação do Centro de Educação Infantil Abelhinha Feliz após captar recursos de R$ 29 mil na Comarca de Ibirama.
Visita à Casa do Artesanato
No fim de julho, acadêmicos da Especialização em Controladoria e Finanças da Udesc Ibirama visitaram a Casa do Artesanato de Ibirama e puderam aliar a teoria e a prática na disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pela professora Valkyrie. A casa em estilo enxaimel foi construída com o apoio do projeto Captação de Recursos e inagurada em 2014.
“As dificuldades em gerir o primeiro projeto são muitas, mas conseguimos superar cada uma delas com a ajuda que tivemos. Por isso, seremos sempre gratos à Udesc e fizemos questão de deixar nossa homenagem à professora Valkyrie em uma placa em frente à casa”, enfatizou a presidente da Associação de Artesãos de Ibirama, Marileusa Shreiber.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalistas Celia Penteado e Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143