Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Estudante da Udesc Lages...

Estudante da Udesc Lages receberá duplo diploma de doutorado concedido por universidades diferentes

A doutoranda Gessiane Ceola, do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, receberá duplo diploma de doutorado. A titulação será emitida pela Udesc e pela Universidade de Coimbra (UC), em Portugal.

A estudante defendeu a tese nesta sexta-feira, 31, com o tema “Diversidade de fungos micorrízicos arbusculares e aspectos funcionais em cenários contrastantes de uso do solo e de clima”. Na banca avaliadora, estavam professores da Udesc, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e da Universidade de Coimbra. Gessiane é a primeira estudante do programa a obter a titulação por cotutela.

A cotutela é uma modalidade que permite ao estudante de doutorado realizar sua tese sob a responsabilidade de dois orientadores: um no Brasil e outro em um país estrangeiro. “Esta primeira defesa é um estímulo para os acadêmicos e para os cursos de pós-graduação. Abre caminhos para outras pesquisas”, diz o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Lages, Adelar Mantovani.

Na Udesc Lages, a pesquisa foi orientada pelo professor Osmar Klauberg e, em Portugal, pelo professor José Paulo de Sousa. “O tema da tese é uma novidade. E realizar pesquisas de biodiversidade em Santa Catarina e em Portugal agrega valores importantíssimos ao conhecimento nesta área”, afirma Klauberg, que é coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências do Solo da Udesc Lages.

O estudo inédito de Gessiane envolve ecossistemas, sistemas de pastagem e integração lavoura-pecuária, considerando as diferenças biogeográficas e a intensidade de uso do solo. “É um estudo inovador e de extrema importância para a ecologia dos organismos e da agricultura em Santa Catarina”, afirma ela.

O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade (Sisbiota), em 2010, e obteve recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Um dos objetivos era realizar levantamento sobre a presença de organismos nos agrossistemas do solo das regiões Sul, Planalto, Leste e Oeste de Santa Catarina.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support