Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Governador Raimundo Colombo vai...

Governador Raimundo Colombo vai dar agilidade ao projeto apresentado pela Fiesc que institui o Dia da Família na Escola

O governador Raimundo Colombo afirmou que o Estado será parceiro da iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) que vem fortalecer a presença da família no ambiente escolar. Na manhã desta terça-feira, 14, o governador recebeu, no Centro Administrativo, em Florianópolis, o documento com o projeto que prevê instituir por lei o quarto domingo do mês de abril como o Dia Estadual da Família na Escola.

“É uma ideia fantástica, que representa ganhos para o aluno e que, da nossa parte, será imediatamente encaminhada para se concretizar”, salienta Colombo.

Foto: James Tavares / Secom

>>> Imagens para download na galeria

Desde 2012, quando lançou o Movimento a Indústria pela Educação, a Fiesc, que representa o setor movido pela força das máquinas, decidiu apoiar a força das ideias e das pessoas. “Quando se investe na educação de um trabalhador, melhor será seu desempenho profissional. Ele passa a entender valores como o de cuidar da saúde, da relação com os colegas e com os clientes. O mercado também se qualifica e, consequentemente, paga melhor”, argumenta o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

Em 2014, o tema do movimento foi a participação da família na escola e, esse ano, o desafio foi estimular ainda mais essa proposta. O Indústria pela Educação conta com a adesão de mais de 2,2 mil indústrias.

O ofício encaminhado ao governador também apresenta dados que comprovam a evolução do aprendizado de alunos que recebem o apoio dos pais na vida escolar. Estudos do Instituto Ayrton Senna e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram um ganho de quatro meses à frente no aprendizado, em comparação com aqueles alunos em que os pais não estão envolvidos.

Ainda de acordo com os estudos, a participação dos pais na vida escolar dos filhos não requer, necessariamente, um grau elevado de escolaridade, hábitos simples como arrumar o uniforme, estimular a frequência, acompanhar o dever de casa e perguntar o que o filho aprendeu no dia de aula fazem toda a diferença para o sucesso do aluno na escola.

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, reforça que a parceria é fundamental para elevar o nível da Educação em Santa Catarina e no Brasil. “O salto de qualidade que se espera não depende só do governo ou do gestor público, mas da sociedade como um todo. É preciso o envolvimento da comunidade tratando da Educação com a prioridade que ela merece”.

A iniciativa da Fiesc e das Federações dos Trabalhadores de instituir o Dia Estadual da Família na Escola conta com a parceria da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Secretaria de Estado da Educação (SED).

Os próximos passos do projeto

O secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, acompanhou a reunião e recebeu do governador o pedido para que o encaminhamento da proposta ocorra o mais breve possível. Depois da entrega oficial ao governador, o projeto será analisado pela Casa Civil e depois encaminhado à Assembleia Legislativa para a aprovação dos deputados.

{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support