Reitor da Udesc assina convênio de intercâmbio com Universidade de Montreal em viagem ao Canadá
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, firmou um convênio de intercâmbio com o vice-reitor de Assuntos Internacionais da Universidade de Montreal (UM), Guy Lefebvre, nesta terça-feira, 16. A assinatura ocorreu durante a missão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) no Canadá, iniciada no domingo, 14.
Fundada em 1878, a Universidade de Montreal é a maior universidade da Província do Quebec, a segunda maior do Canadá e uma das melhores de língua francesa do mundo, tendo mais de 60 mil estudantes de dezenas de países e formando 11 mil pessoas por ano.
A instituição canadense oferece programas em quase todas as áreas acadêmicas, além de ter toda a gama de disciplinas em Ciências da Saúde, faculdade de Medicina Veterinária e um dos maiores centros de Artes e Ciências do país.
“O Canadá é o terceiro destino do Ciência sem Fronteiras e o Brasil é o quinto país em número de estudantes em mobilidade no Canadá, mas o número de brasileiros na Universidade de Montreal ainda é muito pequeno”, disse o reitor da Udesc.
“O convênio assinado permite mobilidade de estudantes sem pagamento de taxas e a realização de projetos em conjunto”, destacou Sousa. Com essa assinatura, a Udesc passa a ter 95 acordos vigentes de mobilidade nacional e internacional.
Mais informações sobre convênios podem ser obtidas com a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII), da Udesc, pelo telefone (48) 3321-8039, das 13h às 19h, e pelo e-mail scii.reitoria@udesc.br.
Outras atividades
Além da Universidade de Montreal, os membros da Abruem já visitaram a Universidade do Quebec em Montreal (Uqam), que tem cerca de 300 cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Artes, Comunicação, Ciências Políticas e Direito, Ciências, Ciências da Educação e Ciências Humanas e recebe anualmente mais de 2,2 mil estudantes estrangeiros de 80 países.
Nesta quarta-feira, 17, em Ottawa, os integrantes da missão participaram da mesa-redonda “Canadá-Brasil: Criação de parcerias para a prosperidade através da diplomacia do conhecimento” e de reunião com o Departamento de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá e associações educacionais e serão recebidos pelo embaixador brasileiro Pedro Brêtas Bastos.
Na chegada a Ottawa, a comitiva foi recepcionada pelo governador-geral do Canadá, David Johnston, que atua como representante da rainha do Reino Unido, Elizabeth II, no país.
O reitor da Udesc, que acompanhará a missão até domingo, 21, e depois retornará ao Brasil, visitará ainda quatro universidades de Toronto (Ocad, Ryerson, McMaster e de Guelph), além de participar do Diálogo Canadá-Brasil sobre Parcerias entre Universidade-Setor para Inovação e Mobilidade.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143