Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Governador autoriza execução do...

Governador autoriza execução do projeto de novo prédio na Fundação Catarinense de Educação Especial

O governador Raimundo Colombo autorizou nesta terça-feira, 26, a execução do projeto para construção de um novo prédio na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O anúncio foi feito durante a visita do governador às estruturas da FCEE. A presidente da Fundação, Rosemeri Bartucheski, e o secretário de Planejamento, Murilo Flores, acompanharam a visita.

Fotos: Jaqueline Noceti/Secom

>>> Confira a galeria de fotos

“Nós vamos fazer investimentos importantes. A fundação tem uma missão fundamental, que é de qualificar o trabalho feito com todas as Apaes, o processo científico, tecnológico e, sobretudo, humano. A nova estrutura vai criar uma condição diferenciada e especial de trabalho. Os recursos já estão assegurados, e agora será feito o projeto”, informou o governador.

Para a presidente Rosemeri, a nova estrutura dará sequência ao trabalho de atendimento às pessoas com deficiência em Santa Catarina e vai oferecer novos espaços com foco na tecnologia, capacitação, pesquisas e oficinas. “Recebemos as pessoas de todas as regiões do Estado para capacitações, assessorias e atendimentos. Nós precisávamos que fosse feita uma nova sede”.

Colombo visitou ainda as reformas emergenciais que estão sendo feitas na Fundação e que devem estar prontas em 30 dias. “Precisamos fazer esses investimentos para dar ainda mais condições de trabalho aos profissionais e aos que precisam do atendimento”.

Os trabalhos da reforma emergencial na FCEE iniciaram em abril de 2015, envolvendo três prédios do campus da instituição, localizado em São José: o Centro de Educação e Vivência (Cevi), o Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (Cener) e o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação (NAAH/S). O investimento é de R$ 546,3 mil.

Há dois anos, a filha de cinco anos de Denis Ariel frequenta a instituição. Ele ressaltou a importância das melhorias que estão sendo feitas. “Tem nos ajudado muito. A estrutura estava precisando de uma reforma já fazia um tempo. Nos sentimos mais seguros e todas as melhorias possibilitam um atendimento ainda melhor”.

Saiba mais sobre os projetos da FCEE

Dentre os projetos desenvolvidos pela FCEE, está o Serviço de Colocação no Trabalho. Nos primeiros três meses de 2015, beneficiou 18 profissionais com deficiência, contratados por empresas da Grande Florianópolis para funções como técnico em informática, auxiliar de bazar, assistente de atendimento ao cliente, estoquista e auxiliar administrativo. Em 2014, foram 81 profissionais beneficiados com este serviço gratuito e pioneiro oferecido pela Fundação há quase 30 anos.

O serviço é executado pelo Centro de Educação e Trabalho (Cenet) da FCEE, especializado para desenvolver metodologias e realizar encaminhamentos na área da Educação Profissional e Emprego, em consonância com as políticas públicas de inclusão.

O Serviço de Colocação no Trabalho é responsável pelo contato com as empresas, recebimento de currículos, acompanhamento em entrevistas, supervisão, orientação e assessoria no decorrer de todo o processo de contratação, permanecendo à disposição também após a contratação. A equipe técnica é composta por profissionais das áreas de pedagogia, psicologia e serviço social que oferecem suporte às empresas e aos profissionais com deficiência intelectual/mental, sensorial, física, múltipla e transtorno do espectro autista.

Cooperativa Social 

Outro trabalho importante realizado pelo Cenet é a Cooperativa Social de Produção e Serviços da FCEE, projeto piloto reativado em maio de 2014 que oferece, através de oficinas de qualificação profissional, a possibilidade de inserção social de pessoas com deficiência mental, múltipla e/ou transtorno global do desenvolvimento que não se encontram em condições de competir no mercado de trabalho formal. Participam do projeto mais de 80 aprendizes com idades entre 18 e 65 anos, auxiliados por oito profissionais, entre técnicos e professores. O projeto é dividido em oficinas de qualificação profissional que oferecem produtos e serviços ao público, como Limpeza e Conservação de Veículos Automotores (Lavacar), Gastronomia, Cultivo de Flores e Plantas Ornamentais, Papel Artesanal e Estoparia. A FCEE, através do Cenet, é responsável por disponibilizar o espaço físico e o suporte técnico para o desenvolvimento das atividades da Cooperativa, enquanto a Associação de Pais e Educandos assume a comercialização da produção e dos serviços prestados, sendo que os recursos obtidos são direcionados à manutenção e ampliação das atividades e à gratificação dos cooperados.

Serviço de Produção de Livro Acessível 

O Serviço de Produção de Livro Acessível da FCEE é o maior de Santa Catarina, responsável por atender as demandas de 26 regiões do Estado, através da transcrição e impressão de livros em Braile e da produção de livros no formato digital DAISY, que atendem as necessidades de alunos cegos e com baixa visão que frequentam a rede regular de ensino do Estado de Santa Catarina. Para 2015, o Serviço de Produção de Livros em Braile da FCEE está produzindo 400 livros, sendo 250 novos e 150 reproduções de anos anteriores, que atendem 37 alunos cegos de 26 Gerências Regionais de Educação (Gered) de Santa Catarina.

CAP – Referência Estadual em Reabilitação Visual

O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) da FCEE é o único Centro de Referência credenciado no Ministério da Saúde em Santa Catarina, prestando atendimento ambulatorial aos usuários encaminhados pelo SUS deficientes visuais (cegos e baixa visão) e com perdas ou atrofias oculares por meio dos Serviços de Reabilitação Visual e de Adaptação de Prótese Ocular, que oferecem avaliação oftalmológica, adaptação e encaminhamento para o uso de recursos ópticos e não ópticos. Estes serviços são compostos por equipes multidisciplinares, formadas por profissionais como oftalmologistas especialistas em Baixa Visão, optometrista, assistente social, pedagogos, psicólogos, e professores especialistas em Reabilitação Visual, Avaliação Funcional da Visão e Orientação e Mobilidade.

Repasse de recursos para Apaes

A FCEE também é a instituição responsável pelo repasse de recursos do Fundo Social do Governo do Estado para as Apaes de Santa Catarina. Os recursos são repassados mensalmente, beneficiam todas as 190 associações existentes no Estado, que juntas atendem cerca de 18 mil alunos e são distribuídos de acordo com critérios estabelecidos pela FCEE em conjunto com a Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes-SC).

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}