Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Abertura oficial da programação...

Abertura oficial da programação dos 50 anos da Udesc homenageia pioneiros da universidade

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fez a abertura oficial da programação dos seus 50 anos em solenidade, na quarta-feira, 13, promovida no local onde a instituição deu os primeiros passos: no prédio histórico da Rua Saldanha Marinho, no Centro de Florianópolis, que já abrigou a então Faculdade de Educação (Faed) e hoje tem as instalações do Museu da Escola Catarinense (Mesc).

A cerimônia reuniu 200 pessoas, entre servidores e familiares, e homenageou aposentados, primeiros diretores e técnicos mais antigos da instituição.

O público também conheceu o selo comemorativo dos Correios, criado pelo Laboratório de Design (LabDesign), da Udesc, e assistiu ao lançamento de um documentário sobre a história da universidade, produzido especialmente para o Jubileu de Ouro pela TVAL, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

A Udesc chegará ao cinquentenário na próxima quarta-feira, 20. O próximo evento previsto nas comemorações será a aula magna do sociólogo espanhol Manuel Castells nesta quinta-feira, 14, às 20h, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis.

Desbravadores da universidade

O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, saudou o público e agradaceu à Comissão dos 50 anos pela organização dos eventos festivos. “Para todos nós, é uma noite especial, dedicada à gratidão e àqueles que construíram a Universidade dos Catarinenses”, destacou.

“Devemos ter a humildade e a grandiosidade de reconhecer o valor dos desbravadores da Udesc. Pessoas como vocês influenciaram outras pessoas e a instituição como um todo”, continuou o reitor. “O esforço de vocês não foi em vão, pois construíram uma bela universidade.”

O vice-reitor da Udesc e presidente da Comissão dos 50 anos, Marcus Tomasi, também saudou os convidados e ressaltou que a programação do Jubileu de Ouro terá atividades até novembro, com participação de todos os 12 centros de ensino da instituição.

“Nesta minha trajetória como professor da Udesc, sempre tive a oportunidade de conversar com pessoas que estiveram presentes desde o início da universidade”, contou Tomasi.

“Aqui temos, como convidados, todos aqueles que contribuíram para que a nossa universidade se tornasse a quarta melhor estadual do Brasil entre 46 avaliadas e a 18ª no geral entre 192 avaliadas pelo Ministério da Educação. Além disso, somos a sétima melhor universidade em graduação do ranking nacional e a primeira no Estado”, salientou.

A presidente da Associação de Pessoal Aposentado da Udesc (APA), professora Clara Mosimann, discursou em nome dos aposentados e agradeceu a atual gestão da universidade por sempre receber a entidade e dialogar com ela. “A associação está sendo valorizada pela reitoria”, disse.

Autoridades

A abertura oficial da programação dos 50 anos foi prestigiada pela primeira-dama do Estado, Maria Angelica Colombo, e pelos professores Rogério Braz da Silva e José Carlos Cechinel, que foram reitores da Udesc respectivamente nos períodos 1990-1994 e 2002-2004.

O evento também contou com os pró-reitores de Administração, Vinicius Perucci, de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, de Pesquisa e Pós-Graduação, Alexandre Reis, e de Planejamento, Gerson Volney Lagemann, com a procuradora jurídica da universidade, Juliana Michel, e com a coordenadora do Mesc, Sandra Makowiecky.

Além disso, estiveram presentes os diretores-gerais Agnaldo Arnold (Ceplan), Carlos Alberto Barth (Ceavi), Carlos André Rosa (Ceres), Emerson Campos (Faed), Gabriela Mager (Ceart), Leandro Zvirtes (CCT) e Paulo Henrique Xavier de Souza (Cefid).

Por sua vez, o diretor-geral do Centro de Educação a Distância (Cead), David Silva, foi representado pela diretora de Extensão da unidade, Vera Marques.

Homenageados

A Udesc escolheu um seleto grupo de professores e técnicos para representar todos os servidores que ajudaram a construir a universidade e para realizar homenagens no evento de abertura do cinquentenário.

Na solenidade, foram entregues placas a:

  1. Adair Antunes, técnico do Cesfi;
  2. Ademar Stadnick, técnico do CAV;
  3. Antenor Naspolini, professor e diretor-geral da Esag na gestão 1967-1972;
  4. Antonio Waldimir da Silva, professor e diretor-geral do CEO na gestão 2004-2010;
  5. Clara Mosimann, professora e atual presidente da APA;
  6. Dario Nolli, professor e diretor-geral do Ceavi na gestão 2007-2015;
  7. Frederico Mann, técnico do Cead;
  8. Geraldo Carvalho, técnico da Faed;
  9. Ivânia Morche de Jesus, técnica do CEO;
  10. João Rotta Filho, professor e diretor-geral do Ceres na gestão 2007-2015;
  11. José Carlos Kinchescki, técnico da Esag;
  12. Maria Ester Menegasso, professora e diretora-geral do Cesfi na gestão 2011-2015 e eleita para a gestão 2015-2019;
  13. Maria Inês Lino, técnica do Cefid;
  14. Milton Valente, professor e diretor-geral do Ceart na gestão 1986-1990;
  15. Rita Duarte, técnica do CCT;
  16. Sérgio Dalagnol, professor e diretor-geral do CAV na gestão 1988-1992;
  17. Sueli Weber, professora e diretora-geral do Cead na gestão 2003;
  18. Tânia Rohleder, técnica da Reitoria;
  19. Teresinha Muniz, professora e diretora-geral da Faed na gestão 1976-1982;
  20. Tereza Pereira, técnica do Cefid;
  21. Zenilda Lins, professora e integrante do grupo de implantação do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais (Cepe), da Faed.

Cinco homenageados não puderam ir à cerimônia e receberão suas placas posteriormente: Adil Calomeno, professor do CCT; Hercides Silva, professor do Cefid; Maria Ermita Pereira, técnica do Ceart; Nadir Cordeiro, técnica do Ceplan; e Pio Campos Filho, professor do Ceplan.

Exposições

Após a solenidade, os convidados participaram de um coquetel e visitaram a galeria dos reitores da universidade e as exposições fotográficas “Museu da Escola Catarinense em sobrevivências possíveis: antes e depois da Mostra Casa Nova 2013” e “Concurso de Fotografias dos 50 anos da Udesc”.

A primeira exposição, que ficará em cartaz até o fim de julho, está com 120 fotos que mostram o processo de transformação e melhoria que o Mesc recebeu ao longo dos últimos dois anos.

O registro foi feito pelos fotógrafos Célio Herardt e Rogerio Jr, da CR2 Fotografia, durante quatro momentos distintos do museu: como os ambientes se encontravam em 2012; o processo de acomodação da Mostra Casa Nova em 2013; os espaços montados para o evento da mostra; e o uso dos mesmos espaços atualmente.

Já segunda a exposição destaca as imagens premiadas no concurso de fotografias da universidade, que foi vencido por Ana Viviane Minorelli com a foto “Por aqui”.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support