SONORA – Profissionais recebem capacitação em Busca de Manejo de Escorpiões para segurança da população
Para proporcionar mais segurança à população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) e da Gerência Regional de Saúde de Florianópolis, promoveu a capacitação “Busca de Manejo de Escorpiões”, entre os dias 24 a 26 de março, em São José.
O treinamento prático e teórico foi direcionado para os profissionais que atuam na Vigilância Epidemiológica, de Zoonoses e do Meio Ambiente da Macrorregião da Grande Florianópolis.
Os escorpiões são um dos principais animais peçonhentos urbanos e sua presença tem aumentado em diversas regiões. Em Santa Catarina, só neste ano, 2.835 pessoas foram picadas por escorpiões. Na Grande Florianópolis foram 163.
O objetivo da capacitação foi aprimorar o conhecimento e as habilidades dos profissionais no manejo adequado de escorpiões. Assim como, aprender a identificá-los e capturá-los visando a segurança da população e o controle de zoonoses no território, como explica a enfermeira e gerente Regional de Saúde de Florianópolis, Fabiane Melo:
SONORA