Secretaria da Educação e cooperativas organizam entrega de merenda da agricultura familiar
A Secretaria da Educação e cooperativas de agricultores familiares produtoras de alimentos se reuniram nesta sexta-feira, 13, para organizar o calendário de entrega dos alimentos que fazem parte da merenda escolar. A orientação é necessária para alinhar datas e locais de entrega das cooperativas aos centros de distribuição, sempre na terceira semana do mês e em dia agendado.
Foto: Osvaldo Nocetti / SED
>>> Imagens para download na galeria
As escolas serão atendidas com produtos da agricultura familiar adquiridos de 18 cooperativas habilitadas na chamada pública para este ano. As cooperativas deverão entregar os alimentos em cinco centros de distribuição, localizados em Brusque, Criciúma, Joinville, Joaçaba e Chapecó. Caso os produtos não estejam em conformidade com o contrato, deverão ser substituídos em prazo máximo de 15 dias.
O diretor de Apoio ao Estudante, Osmar Matiola, analisa que a gestão de entrega da merenda escolar evoluiu muito em relação aos últimos anos. “Tivemos chamadas públicas que ficaram sem nenhuma cooperativa habilitada, então desenvolvemos um diálogo com Federação da Cooperativas, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Epagri e tivemos uma chamada de sucesso agora”, conta Matiola, referindo-se a participação de 31 cooperativas e 18 classificadas.
A Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Itajaí (Cooperfave) entregará merenda para as escolas da rede estadual pela primeira vez. Serão distribuídos cerca de 60 mil litros de suco de uva e 16 mil quilos de biscoito de fibra para as unidades escolares das regionais de Brusque e Grande Florianópolis. O diretor Valdecir Cachoeira afirma que estava ansioso para a chegada do momento. “Estamos muito satisfeitos em conseguir vender para o Estado”, exalta.
Mais informações para a imprensa:
Rafael Wiethorn
Secretaria de Estado da Educação
rafaelw@sed.sc.gov.br
(48) 3664-0356 / 8843-4367