Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Programa de intercâmbio em...

Programa de intercâmbio em nove universidades da Europa aceita inscrições até domingo

As inscrições para o programa de cooperação e mobilidade universitária Erasmus Mundus, da União Europeia, que oferece bolsas de estudos a alunos, professores e técnicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) pela segunda vez, podem ser feitas até domingo, 8.

Nove instituições de ensino superior europeias e 11 brasileiras participam do consórcio envolvido, o IBrasil. Além de possibilitar o intercâmbio por até um ano, o programa inclui despesas de deslocamento, seguro e mensalidade em todos os tipos de bolsa.

As inscrições no site oficial devem ser feitas para as universidades de Babes-Bolyai (Romênia); Castilla-La Mancha (Espanha); Hochschule Darmstadt (Alemanha); Lille (França); Luxemburgo (Luxemburgo); Patras (Grécia); Porto (Portugal); Roma (Itália); e Zilina (Eslováquia).

Áreas de conhecimento e categorias

O projeto pertencente ao IBrasil prevê a mobilidade de estudantes vinculados às áreas de Educação, Engenharias, Licenciaturas e Tecnologia.

As bolsas de graduação, de mil euros mensais, serão distribuídas por um ou dois semestres. Para participar, os acadêmicos já devem ter concluído, com êxito, um ano de estudos no mínimo.

No doutorado, o benefício de 1,5 mil euros valerá por seis ou dez meses para a categoria sanduíche. O candidato precisa estar matriculado em um curso de doutorado da Udesc.

Os interessados em pós-doutorado devem ter obtido o doutorado nos dois últimos anos para concorrer a bolsas de 1,8 mil euros por um período de seis meses.

Já os professores e técnicos que se encaixam na categoria “Equipe Acadêmica e Administrativa” podem se inscrever em bolsas de 2,5 mil euros para capacitações com duração de um mês.

Como validar processo de candidatura

Os candidatos de todas as categorias precisam entrar em contato com a instituição escolhida para conhecer os critérios específicos de elegibilidade.

Para validar as candidaturas no programa da Udesc, os interessados têm de encaminhar o Plano de Estudos para Alunos, disponível no site da Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII), para scii.reitoria@udesc.br.

Sobre o programa

Criado em 2004, o Erasmus Mundus promove a excelência da educação superior e da pesquisa dos países europeus e, ao mesmo tempo, reforça os laços acadêmicos com nações de todo o mundo.

O nome do programa homenageia o teólogo e humanista holandês Desiderius Erasmus Rotterdamus (Erasmus de Roterdã), um dos principais pensadores do século 15. A palavra “mundus” vem do latim e significa “mundo”, tendo em vista o alcance global da ação.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail scii.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143