Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Educação Escolar Indígena recebe...

Educação Escolar Indígena recebe atenção especial em Santa Catarina

Em 2014, as comunidades indígenas de Santa Catarina receberam ampla assistência na área da Educação, com mais professores efetivos e ACTs. O Curso de Magistério Indígena, que teve início no 2º semestre de 2014 e terá duração de três anos e meio, conta com 30 professores indígenas inscritos e frequentando as aulas de turmas misturadas entre Guaranis, Kaingang e Xokleng.

Foto: Osvaldo Nocetti / SED

>>> Imagens para download na galeria

Professor do curso de formação que atende os indígenas, Carlos Ezequiel da Silva fala sobre a importância de índios aprenderem a ensinar outros índios. “É muito gratificante ver que passando um pouco do nosso conhecimento, podemos ajudar a se ajudarem”, disse.

A Educação Escolar Indígena de Santa Catarina atendeu, em 2014, 2.044 alunos de 33 escolas de ensino fundamental, 403 alunos de cinco escolas de ensino médio e 2.600 alunos de oito escolas de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Destaque para as Gerências Regionais de Chapecó, Seara, Xanxerê, Brusque, Grande Florianópolis, Ibirama, Joinville e Laguna, que alcançaram um alto número de alfabetização de indígenas.

Para o técnico da SED, Sadi José Rodrigues da Silva, a resposta das pessoas atendidas com o trabalho realizado na Educação Indígena de Santa Catarina é cada vez mais positiva. “A tendência é continuarmos crescendo, formando mais profissionais e alunos satisfeitos em todas as comunidades indígenas do Estado”, afirmou.

Informações adicionais para a imprensa:
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa SED
Secretaria de Estado da Educação – SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353/0161/0356 e 8843-5084
Site: www.sed.sc.gov.br