Doutorando da Udesc Lages faz primeira defesa de tese na área da Veterinária em Santa Catarina
Aconteceu nesta sexta-feira, 28, a primeira defesa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages.
O trabalho de tese intitulado “Monitoração hemodinâmica e da oxigenação tecidual minimamente invasiva em cães”, do doutorando Martielo Ivan Gehrcke, é um estudo inédito na área de Anestesiologia Veterinária. Para a monitoração trans anestésica é utilizado um aparelho de calorimetria indireta, único equipamento na área de Medicina Veterinária no Brasil.
A apresentação aconteceu no anfiteatro de Patologia Animal e foi avaliada por uma banca composta por professores da Udesc Lages, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O estudo, que teve financiamento parcial da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi orientado pelo professor Nilson Oleskovicz, por dois anos. “É a primeira defesa do Estado no ramo da veterinária. É algo de encher os olhos”, fala Oleskovicz. Para o doutorando o trabalho é uma conquista: “Se tudo der certo, serei o primeiro doutor nessa área formado em Santa Catarina”, diz Gehrcke.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130