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Projeto da Udesc Ibirama quer reduzir deficiências de aprendizagem de ingressantes do ensino superior

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), elaborou um projeto que visa promover uma articulação entre os níveis de ensino infantil, fundamental e médio de Ibirama para eliminar as barreiras que os separam e contribuir para a redução das deficiências dos alunos que ingressam na educação superior.

Iniciativa da Direção de Extensão da Udesc Ibirama e coordenado pelo responsável da pasta, professor Marino Luiz Eyerkaufer, o projeto já foi apresentado aos chefes de departamentos e a setores de educação (creches e escolas), empresários da cidade e representantes da Secretaria Municipal de Educação.

“Queremos com este projeto contribuir para a melhoria da educação por meio da discussão entre os níveis de ensino da cidade”, diz Eyerkaufer. Ele considera essa articulação como uma prática discursiva necessária e vislumbra “outras possibilidades de envolver as diferentes modalidades de educação em um único objetivo. que é a qualidade da educação”.

O coordenador do projeto destacou que o diretor-geral da Udesc Ibirama, Dario Nolli, apoiou integralmente a iniciativa da Direção de Extensão, classificando-a como um projeto do centro.  

Falhas de articulação no Brasil

A falta de articulação entre os níveis de ensino tem sido uma das causas da má qualidade da educação no Brasil nos últimos tempos, aponta o projeto. Em função disso, segundo Eyerkaufer, “os níveis ficam jogando a culpa uns nos outros pela baixa qualidade do ensino”, com o ensino superior dizendo que o aluno chega com deficiências causadas pela má educação básica e a educação básica afirmando que os professores de Pedagogia e de outras áreas não têm formação e preparo para ensinar.

Além disso, os professores se queixam das más condições de trabalho e salários incompatíveis, e a União afirma que trabalha pela melhoria “de todas essas adversidades”, com a promoção de uma reforma no sistema educacional por meio de programas e ações voltadas para a melhoria da educação em todos os níveis. 

“É consenso de todos os envolvidos com a educação a necessidade de estabelecer um processo de colaboração recíproca entre os níveis, rompendo com o individualismo, a fragmentação, e a competição entre as instituições”, constata o projeto, que observa ser necessário que esse consenso alcance maior amplitude, “de modo a fundamentar ações cada vez mais decididas e bem direcionadas com a prioridade que a educação exige”.

Principais dificuldades em Física e Matemática

Uma pesquisa feita no primeiro semestre de 2014 constatou que 79% dos alunos da Udesc Ibirama são provenientes de escolas públicas, 24% têm dificuldade de aprendizagem e outros 24% necessitam de aulas extras. As maiores dificuldades se concentram em Física e Matemática.

O levantamento apontou também que, mesmo com o auxílio oferecido pela Udesc Ibirama, por meio de monitoria, apenas 28% dos acadêmicos com dificuldades de aprendizagem utilizam o serviço.

Porém, 52% disseram que não usam o auxílio por falta de tempo e 57% afirmaram que utilizariam a monitoria se ela fosse disponibilizada via Skype. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

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